'O problema não é nem econômico, é político', afirma Lula em discurso que antecede Cúpula dos BRICS
Lula afirma que a ONU nunca esteve tão 'insignificante' como hoje e fala sobre a necessidade de debater uma moeda que reduza a dependência do dólar
Hora News|Do R7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (4) que, há muito tempo, não via a ONU tão "insignificante como ela se apresenta hoje", em um discurso que antecede a cúpula dos BRICS, a qual será sediada no Rio de Janeiro. A cúpula do BRICS, um bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, visa fortalecer as relações econômicas e discutir temas políticos globais.
Em seu discurso, Lula abordou a situação política e econômica do Haiti, argumentando que o país precisa de um novo modelo de financiamento que não imponha condicionalidades. "Eu falei pro Macron que era preciso devolver 28 bilhões de dólares para o Haiti, porque não é possível que a gente não consiga, sabe, num mundo que tem trilhões e trilhões de dólares sobrevoando os oceanos", destacou o presidente.
Lula também enfatizou a necessidade de uma nova moeda de comércio entre os países do BRICS, a fim de reduzir a dependência do dólar. "E é por isso que a discussão de vocês sobre a necessidade de uma nova moeda de comércio é extremamente importante. É complicado, eu sei. Tem problemas políticos, eu sei. Mas se a gente não encontrar uma nova fórmula, a gente vai terminar o século 21 igual a gente começou o século 20", afirmou.
Além disso, o presidente falou sobre as desigualdades sociais e destacou que, para além dos problemas financeiros, a grande crise é, na verdade, um problema político.
O evento antecede a reunião da cúpula do BRICS, que ocorrerá no mesmo local nos dias 6 e 7 de julho. A ex-presidente Dilma Rousseff, presidenta do banco, tem a responsabilidade de buscar novas formas de financiamento e comércio entre as nações envolvidas.
Últimas

Leão-da-montanha assusta moradores em região residencial
Animal foi sedado e levado para centro de reabilitação antes de voltar à natureza

Vídeo flagra momento em que roda de caminhão se solta e quase causa acidente em rodovia
Motorista de outro veículo gravou a cena; apesar do susto, ninguém ficou ferido

Assista à íntegra da convocação das 26 jogadoras da seleção para amistosos contra os EUA
Técnico Arthur Elias divulga a lista das atletas que entrarão em campo no ciclo preparatório para a Copa do Mundo de 2027

Lula participa de cerimônia pelos cem dias do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio
Reunião no Palácio do Planalto reúne os três Poderes para balanço de ações

Lula participa de evento da indústria da construção
Programação terá debates sobre fortalecimento e expansão da indústria e construção no país

Lula inaugura novas linhas de luz do acelerador Sirius
Infraestrutura vai ampliar capacidade brasileira de pesquisa em áreas estratégicas

Trump vai pedir que China se abra aos negócios americanos
Presidente americano está em Pequim para reuniões com Xi Jinping

Caminhão carregado com tijolos tomba e por pouco não esmaga homem
Motorista perdeu o controle do veículo ao fazer uma curva; carga se espalhou pela via

Autoridades fazem vistoria após explosão em SP
Imóveis ficaram destruídos; uma pessoa morreu

Sabesp amplia ajuda emergencial para moradores afetados por explosão em São Paulo
Famílias afetadas pelo acidente já receberam R$ 2.000 de recurso emergencial

Governo lança programa contra o crime organizado
Pacote prevê investimento de R$ 11 bilhões; programa será estruturado em quatro eixos

Inscrições para trabalhar como mesário voluntário estão abertas
Em 2024, 52% dos eleitores que atuaram na função nos pleitos municipais se voluntariaram

Galinha impressiona ao sair ilesa em meio a forte vendaval na China; veja o vídeo
Ave sobrevive após ser atingida por uma placa de metal durante uma rajada de vento

Presidente Donald Trump rejeita proposta de paz do Irã
Teerã exigiu compensações e o reconhecimento da soberania sobre o estreito de Ormuz

Médico é rendido por criminosos ao sair de farmácia de madrugada em Recife
Homem foi abandonado algumas quadras adiante, sem ferimentos



