Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Projeto leva pessoas com deficiência visual para velejar na Baía de Guanabara, no RJ

Tripulantes participam de curso de vela e aprendem a navegar sozinhos; além da experiência sensorial, atividade promove também autonomia

Hora News|Do R7

  • Google News

Um grupo formado por deficientes visuais teve a oportunidade de conduzir um barco à vela na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, através do projeto Navegando com Sentido. A tripulação do veleiro é formada por pessoas que participam do projeto — quatro delas têm deficiência visual ou auditiva. Durante três dias de treinamento intenso, aprenderam a conduzir uma embarcação pelas águas da baía.

O curso de vela é promovido pela organização ambientalista Nas Marés. Com o tato e a audição, eles aprendem a reconhecer as partes de um barco à vela e a saber conduzi-lo de maneira independente. No mar, os tripulantes aprendem que a experiência sensorial de pilotar um barco vai além do esporte — significa também autonomia.

O Brasil tem mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual e outros 2,5 milhões com deficiência auditiva, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Lei Brasileira de Inclusão diz que todas elas têm direito ao esporte, ao lazer, à exploração do corpo e do mundo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.