Veja íntegra do discurso de Trump sobre tragédia: 'Precisamos de pessoas geniais no tráfego aéreo'
Republicano diz em discurso que agências federais de transporte precisam de regras mais rígidas na seleção de mão de obra e culpa Biden por tragédia
Hora News|Do R7
This is a modal window. This modal can be closed by pressing the Escape key or activating the close button.
O presidente americano, Donald Trump, em coletiva nesta quinta-feira (30) em Washington (EUA), assegurou que o governo americano irá investigar amplamente as causas do acidente aéreo que ocorreu na noite de quarta-feira (29) nas proximidades do Aeroporto Ronald Reagan. Ele culpou administrações anteriores por relaxar regras de recrutamento de funcionários para agências federais de transporte e prometeu acabar com programas de contratação com base em diversidade.
O republicano declarou que Joe Biden, seu antecessor, diminuiu os requerimentos baseados em mérito da Agência Federal de Aviação, um órgão do Departamento de Transportes Americano que regula a aviação civil, semelhante à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Brasil. Segundo Trump, Biden promoveu contratações com base em diversidade, o que estaria "reduzindo os padrões de qualidade necessários" para a agência. Trump enfatizou que o país precisa de “pessoas talentosas e geniais para poder trabalhar no tráfego aéreo”.
Após pedir um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente, o presidente disse que “houve um erro do piloto do helicóptero” e que o avião da American Airlines estava com todas as luzes funcionando e o clima não atrapalhava a visibilidade. Trump quer saber o motivo que fez o piloto do helicóptero continuar na mesma altura que o avião. O presidente assegurou que novas imagens serão reveladas durante as investigações para esclarecer o ocorrido.
Um avião comercial colidiu contra um helicóptero militar na noite desta quarta-feira (29) a cerca de 6 km da Casa Branca, na cidade de Washington (EUA), nas proximidades do aeroporto Ronald Reagan — um dos espaços aéreos mais movimentados do mundo. As duas aeronaves caíram no rio Potomac e um total de 67 pessoas estavam a bordo, como os patinadores artísticos russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov.
Até o momento, as equipes de resgate conseguiram retirar 30 corpos do local. Segundo autoridades, ambas as caixas-pretas foram recuperadas e informaram que há pouca probabilidade de ter sobreviventes.
Veja também
Últimas