Soluções coletivas são necessárias para atenuar efeitos de eventos climáticos, afirma especialista
ONU divulga relatório sobre calor extremo mais frequente; enchentes nos EUA e no Rio Grande do Sul refletem efeitos do aquecimento global
News das 19h|Do R7
A ONU divulgou um relatório, nesta quinta-feira (10), sobre ondas extremas de calor que estão se tornando cada vez mais frequentes no mundo. As enchentes devastadoras que atingiram Texas e Novo México, nos Estados Unidos, e Rio Grande do Sul, no Brasil, também acendem alerta sobre os efeitos do aquecimento global.
Sobre os impactos dos eventos climáticos extremos registrados nos últimos dias no mundo, Alexander Turra, especialista em ecologia marinha, políticas públicas e sustentabilidade socioambiental, afirma que é necessário buscar soluções coletivas.
"Temos que evitar o negacionismo climático e trabalhar em cima de políticas públicas na implementação de ações que vão atenuar esses efeitos, na medida em que fortalecemos a demanda básica, que é combater as emissões", diz em entrevista ao News 19 Horas.
Segundo Turra, arborização e trabalhar com a forma de construção nas cidades são medidas que atacam “ diretamente os locais onde essas ondas de calor têm efeitos mais significativos, que são nas cidades, os grandes centros urbanos, onde podemos ter de 5°C a 10°C a mais do que nas áreas ao redor”.
Últimas



