Suprema Corte autoriza governo Trump a deter pessoas por falar espanhol ou inglês com sotaque
Decisão permite que supostos imigrantes ilegais sejam abordados por forças policiais mesmo sem o que era considerado 'suspeita razoável'
News das 19h|Do R7
A Suprema Corte dos Estados Unidos liberou o governo do presidente Donald Trump a seguir fazendo detenções de imigrantes com base na raça ou idioma. O tribunal atendeu a um pedido do Departamento de Justiça para suspender temporariamente a ordem emitida por uma juíza distrital de Los Angeles, que proibia agentes de parar ou deter pessoas sem suspeita razoável de que estejam no país ilegalmente — se falassem espanhol ou inglês com sotaque, por exemplo.
A sentença concluiu que as ações do governo Trump violavam a proteção da Quarta Emenda da Constituição norte-americana, contra buscas e apreensões injustificadas. Os três juízes liberais da Suprema Corte discordaram publicamente da decisão.
A ação que contesta as detenções com base em raça ou idioma foi movida, de forma coletiva, por um grupo de latinos pegos em batidas do serviço de imigração e alfândega dos Estados Unidos.
Últimas



