Logo R7.com
Logo do PlayPlus
News das 19h|Traumas de infância da mãe podem desencadear ganho de peso excessivo nos filhos; entenda

Traumas de infância da mãe podem desencadear ganho de peso excessivo nos filhos; entenda

Modificações já podem ser observadas, principalmente em bebês do sexo masculino, nos primeiros dois meses de vida

News das 19h|Do R7

Os traumas de uma infância difícil vivenciada por algumas mães — como negligência ou violência física, psíquica e sexual — podem refletir no ganho de peso excessivo dos filhos, segundo um estudo do Instituto Nacional de Saúde americano, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Os pesquisadores acompanharam 352 pares de recém-nascidos e suas mães na cidade de Guarulhos e São Paulo, todas gestações de baixo risco, bebês nascidos a termo e sem histórico de hospitalização. A análise indicou alterações precoces no metabolismo das crianças, principalmente em meninos, logo nos primeiros dois meses de vida.

Em entrevista ao News das 19h, Andrea Jackowski, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo, explicou que uma das hipóteses é que a transmissão ocorreu durante o período gestacional, no qual as mães com maiores adversidades têm níveis mais altos de hormônios, como o cortisol — estes podem cruzar a placenta e afetar o desenvolvimento do feto.

“O resultado ainda é bastante precoce e não determina, necessariamente, um risco concreto para a obesidade no futuro. Esses bebês estão sendo seguidos e estamos observando se esse ganho de peso vai se manter até os 24 meses para poder pensar em possíveis estratégias”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.