Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Entenda por que o agro brasileiro sofre com falta de conectividade mesmo com avanços tecnológicos

Desigualdade entre regiões e alterações de relevos dificultam chegada de sinal de internet no campo

Record News Rural|Do R7

  • Google News

Apesar de ser fundamental para os produtores rurais, a conectividade ainda é um desafio para o agronegócio brasileiro, uma vez que não atinge amplamente todas as propriedades. Em entrevista ao Record News Rural de segunda-feira (22), Paola Campiello, presidente da ConectarAgro, fala sobre a importância dessa tecnologia para que as demais inovações possam ser aplicadas, visando melhor produtividade, qualidade dos produtos e redução de custos de produção.

Com o acompanhamento em tempo real do maquinário, do consumo de recursos e da emissão de poluentes, as propriedades se tornam mais sustentáveis, como observados em uma fazenda laboratório em Água Boa, no Mato Grosso.

“A gente teve, por exemplo, 25% de redução de consumo de combustível na primeira safra. A safra foi 18% mais produtiva e nós tivemos 34% de redução de pegada de carbono. Ou seja, além da fazenda ser sustentável, mais produtiva, ela tem uma redução de combustível muito grande”, comenta.

Outro benefício para o produtor listado pela executiva é a possibilidade de utilizar ferramentas para monitorar as propriedades, evitando roubos e queimadas. No entanto, ela ressalta que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, já que possui apenas 37% das áreas rurais conectadas.

Dentre elas, o cultivo do café se destaca com quase 70% das áreas conectadas, apesar da disparidade entre localidades. Em Minas Gerais, maior produtor do grão do país, a conectividade é de 67% — considerada abaixo da média devido às alterações de relevo, o que dificulta a chegada de sinal de internet.

Para mudar esse cenário, Paola aposta na utilização de fomentos como o Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), principalmente com o enfoque nos pequenos e médios produtores que não possuem as mesmas estruturas que as grandes fazendas.

Ela também destaca a grande desigualdade entre regiões e relevos no país, sendo necessários diferentes meios para cada localidade, seja por fibra óptica, rádio ou satélite.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.