'Moratória da soja nada mais é do que um cartel', afirma executivo ao celebrar suspensão da prática
Empresas têm até 10 dias para suspender auditorias e remover conteúdos relacionados à medida, conforme decisão do Cade
Record News Rural|Do R7
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deferiu, na última segunda-feira (18), uma medida cautelar que determina a suspensão da 'moratória da soja'.
A decisão exige que as empresas adotem providências em até 10 dias, como a interrupção de auditorias e estudos vinculados à prática. Além disso, publicações sobre o tema devem ser retiradas do ar para evitar confusão entre os produtores.
“Recebemos com muita alegria, com uma empolgação muito grande, porque a 'moratória da soja' nada mais é do que um cartel. E a gente sabe o tanto que é prejudicial quando compradores se unem pra balizar preços”, diz André Dobashi, presidente da Comissão Nacional de Grãos da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
Em entrevista ao Record News Rural, Dobashi destaca que há expectativa de que a medida reforce a importância do cumprimento das normas ambientais. “A gente espera que, de fato, seja cumprido o Código Florestal Brasileiro, que é a lei mais justa e mais exigente do mundo, e que faz com que o agro brasileiro seja esse pilar de sustentabilidade”, afirma.
Últimas



