Robô movido a energia solar é testado em plantações para enfrentar escassez de mão de obra nos EUA
Equipamento utiliza inteligência artificial para identificar fileiras do cultivo e remover ervas daninhas
Record News Rural|Do R7
Para lidar com a escassez de mão de obra no campo, uma empresa nos Estados Unidos desenvolveu um robô agrícola que opera de forma autônoma e sustentável em plantações na Califórnia.
Alimentado por energia solar, o equipamento — uma espécie de carrinho inteligente — está sendo testado em lavouras de algodão. Ele é capaz de identificar fileiras de cultivo e remover seletivamente ervas daninhas, sem utilizar combustíveis ou produtos químicos.
Equipado com câmeras, inteligência artificial e braços metálicos com pequenas lâminas, o robô desliga automaticamente ao anoitecer e retoma as atividades ao nascer do sol. A proposta da empresa responsável pela tecnologia é regenerar o solo por meio da robótica, com a premissa de que a saúde das pessoas começa na terra e que é possível praticar uma agricultura limpa.
Cada unidade custa cerca de US$ 50 mil (cerca de R$ 280 mil, na cotação atual), e a ideia é que os trabalhadores do campo deixem as tarefas repetitivas e passem a monitorar os robôs, assumindo funções mais técnicas e menos exaustivas no processo produtivo.
Últimas



