Ataque ucraniano à Rússia mostra uma ‘reviravolta na guerra’, afirma especialista
Zelensky confirmou, neste sábado (10), que as tropas do país invadiram e conquistaram, pela primeira vez, uma região russa
Record News|Do R7
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou neste sábado (10) que tropas do país invadiram a região de Kursk, na Rússia, na última terça-feira (6). Segundo Zelensky, os soldados ucranianos estão "provando que a Ucrânia sabe restaurar a justiça e garantir a pressão necessária". Esta é a primeira vez que unidades de operações especiais da Ucrânia conseguem invadir o território russo.
Em entrevista à RECORD NEWS, Igor Lucena, doutor em economia e relações internacionais, afirma que o ataque é uma “reviravolta na guerra” e uma estratégia que pode ter resultados inesperados. “A partir do momento em que a Rússia passa a ser atacada, o Exército russo e o presidente Putin têm que criar uma estratégia de defensa. E isso estava longe de seus planos”, avalia. “Se o Zelensky começar a dominar terreno inimigo, talvez uma saída para o conflito seja uma troca de territórios.”
Últimas