Entenda os efeitos globais de uma possível queda na taxa de juros dos Estados Unidos
Em 2024, dólar teve alta de 15,9% no mercado brasileiro, impactando diretamente os índices da bolsa e negócios envolvendo bens de importação e exportação
Record News|Do R7
Em entrevista exclusiva para a RECORD NEWS, Rodrigo Simões, economista e professor da FAC (Faculdade do Comércio) detalhou os impactos de uma possível redução na taxa de juros dos Estados Unidos. Segundo o professor, mesmo com a alta do dólar de 15,9% no mercado brasileiro neste ano, a moeda "foi uma excelente opção de investimento tanto para pessoa física, quanto para empresas que desejam proteger suas dívidas". Rodrigo também destacou que a taxa de juros norte-americana em alta impacta diretamente a inflação de países emergentes e dolarizados. "Acaba prejudicando o bolso do consumidor, principalmente da camada de menor renda da sociedade", afirmou.
Entretanto, o professor explicou que um dólar mais forte favorece a balança de negócios de exportação, enquanto impacta de maneira negativa aqueles que dependem da importação. "Não é fácil equilibrar esta balança", concluiu.
Últimas