Logo R7.com
RecordPlus

Análise: monitoramento de redes sociais para obtenção de visto pode ‘fomentar uma maior maturidade’

Estados Unidos anunciaram que vão exigir que estudantes brasileiros tenham perfis abertos nas redes sociais

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Os Estados Unidos vão monitorar as redes sociais de brasileiros que solicitam vistos de estudante. A embaixada americana no Brasil afirmou que essa medida visa garantir a segurança nacional ao verificar potenciais ameaças. Alunos de intercâmbio precisarão manter seus perfis abertos para que a checagem seja realizada.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (26), Flávio D’Urso, especialista em direito digital, diz que a exigência deixará vulnerável a segurança dos usuários, já que, ao abrir o perfil, as informações que antes eram restritas a um ciclo de pessoas ficarão expostas. 


“As pessoas que têm o perfil fechado não têm esse cuidado maior com que postam. Então, muitas vezes, acabam postando informações pessoais, fotos de seus filhos, por exemplo, com uniforme, seu padrão de vida, viagens”, pontua o especialista.

D’Urso aponta, no entanto, que a restrição não é uma medida exclusiva do governo americano. “O que a gente tem acompanhando, não só nos Estados Unidos, mas em alguns outros países do mundo, é que tem havido um maior controle com relação a esse fluxo de pessoas, essa questão da entrada das pessoas nos seus países”, explica.

O especialista ainda traça um possível benefício da medida a longo prazo. “Essa é mais uma medida que pode, num prazo maior, olhando para o futuro, fomentar uma maior maturidade sobre o que a gente posta na rede social”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.