Logo R7.com
RecordPlus

Cessar-fogo em Gaza está distante, aponta especialista

Cientista política diz que mediação internacional não tem ajudado, além de ataques de grupos de extremistas a Israel

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Apesar das tentativas de diálogo, um acordo entre Israel e os terroristas do Hamas continua longe. Segundo avaliação de Giovana Branco, doutoranda em ciência política pela USP. Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (3), a especialista comenta que “a verdade é que a gente ainda tá bastante distante de um acordo real entre as partes”, afirma.

De acordo com Giovana, os objetivos dos dois lados seguem inconciliáveis. O grupo terrorista Hamas, disse ela, “aparentemente tem aceitado os termos de um cessar-fogo”, mas Israel mantém como prioridade “eliminar o grupo completamente”. “Isso já foi dito desde o primeiro dia deste conflito”, lembra a especialista.

Para a pesquisadora, a instabilidade das negociações piora pela posição incerta dos mediadores. “Todas as declarações que a gente tem de alguma forma são ambíguas ou contraditórias, mesmo por parte dos Estados Unidos”, diz.

Giovana observa que os ataques ficam mais fortes sempre que há progresso nas conversas, o que evidencia a dificuldade do esforço de paz. “Toda vez que parece haver uma negociação mais sólida entre esses atores, os ataques na Faixa de Gaza se intensificam”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.