Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Cessar-fogo teria que ser aprovado para pensar na reconstrução da Ucrânia, diz professor

Avaliação feita pela ONU, Banco Mundial e Comissão Europeia aponta que reparos do país poderiam custar quase R$ 3 trilhões

Conexão Record News|Do R7

Uma avaliação feita pela ONU (Organização das Nações Unidas), Banco Mundial e a Comissão Europeia aponta que a Ucrânia vai precisar de quase R$ 3 trilhões para reparar os danos provocados pela guerra. O estudo leva em consideração a destruição causada desde o começo do conflito, em fevereiro de 2022. Conforme o comunicado, 13% das casas foram danificadas ou destruídas. Isso equivale a mais de 2,5 milhões de lares. 


Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (26), o analista internacional Vitelo Brustolin aponta que, pela maior parte da destruição feita pela Rússia ter sido em regiões residenciais, é considerado como um crime de guerra. 

O professor explica que uma das formas de financiar uma reconstrução seria com ativos russos congelados pelo conflito. No entanto, para o especialista, esse passo continua distante, sendo que, no momento, há uma discussão sobre um cessar-fogo, que é uma pausa temporária no conflito. Apenas sendo possível, a partir da trégua, uma posição sobre os próximos passos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.