Logo R7.com
RecordPlus

Compra de alimentos perecíveis pelo governo é positiva para os pequenos produtores; entenda

Economista diz que compras públicas de setores que teriam perdas com o tarifaço poderão ajudar no incentivo aos pequenos empreendedores

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O governo brasileiro anunciou, na última quarta-feira (20), a compra de alimentos perecíveis que não vão mais para os Estados Unidos, como pescados, açaí e carne, devido às tarifas comerciais impostas por Donald Trump.

Na avaliação do economista Ricardo Buso, a medida é importante para preservar a economia desses setores, sustentada principalmente por pequenos produtores. Entretanto, o cenário fiscal brasileiro — com altos gastos públicos — limita o escopo dessa ajuda.

Em conversa com o Conexão Record News desta quinta-feira (21), Buso explica que a aquisição desses alimentos não vai criar mais demanda, apenas substituir os fornecedores das compras públicas de estabelecimentos como hospitais e escolas.

Além de incentivar o pequeno empreendedor e a economia local, o economista avalia que a iniciativa abre espaço para uma alimentação de maior qualidade e uma mitigação de gastos com fornecimento de comida para a população brasileira.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.