Enem dos Concursos: tudo o que você precisa saber para começar a estudar para o CNU 2025
Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado em julho e conta com 3.300 vagas; oportunidades serão para os níveis superior e intermediário
Conexão Record News|Do R7
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) terá o seu edital publicado em julho e contará com mais de 3.300 vagas, distribuídas em 35 órgãos federais, dos níveis intermediário e superior. É necessário tomar cuidado com golpes, já que as inscrições ainda não estão abertas e não há nenhuma cobrança de taxas de inscrição.
Para explicar mais sobre a prova, o Conexão Record News convidou Erik Anderson, especialista em legislação educacional. Ele afirma que ainda dá tempo de começar a estudar, mas os candidatos devem começar antes mesmo de sair o edital. Além disso, o especialista comenta que o primeiro passo é revisar o edital de 2024 para ter uma ideia geral sobre as carreiras, matérias e remuneração.
"Nos temos um número de inscritos, depois esse número cai para o número de pessoas que vão fazer a prova", comenta Anderson. Ele ainda pontuou que no último CNU houve uma abstenção de 50%. Outro ponto importante é que muitas pessoas não assumem o cargo.
O especialista afirma que agora é o momento de procurar os conteúdos mais comuns das provas. No nível médio é necessário olhar para língua portuguesa, matemática e noções de direito, e, para o nível superior, é preciso focar em ética na administração pública, governança, noções de finanças públicas e o estatuto do servidor, necessário para todos os níveis.
Anderson ressalta a importância de anotar o que está sendo estudado e buscar sempre criar gatilhos de memória para ajudar a memorizar os conhecimentos.
Últimas

TSE inicia Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação
Evento busca ampliar conhecimento sobre funcionamento e segurança da urna eletrônica

Encceja 2026: alunos que vão fazer o exame já podem consultar cartilha de redação
Prova está marcada para 23 de agosto e manual está disponível no site do Inep

Número de mortos em tentativa de travessia sobe para 72
Mais de 60 mil pessoas chegaram a nado em território espanhol na semana passada

Pré-selecionados do Fies podem completar inscrições até terça (4)
Dos mais de 127 mil inscritos, mulheres representam 67,5%, ou seja, 85.867 candidatas

Analistas reduzem expectativa da taxa Selic até o fim do ano
Projeção divulgada pelo BC nesta segunda-feira (3) ficou em 13,75%

Brasil tem campanha nacional de multivacinação a partir desta segunda (3)
Foco é imunizar crianças e adolescentes de até 14 anos; mobilização segue até 1° de setembro

Ministro Márcio Elias cumpre agenda na Índia em busca de novos mercados
Márcio Elias Rosa deve se reunir com autoridades do Brics em Jaipur, além de passar por Mumbai e Nova Delhi

BC reduz projeção da inflação pela quinta semana consecutiva
IPCA para 2026 ficou em 5,03%, um recuo de 0,12 ponto percentual em relação à semana passada

Donald Trump anuncia retomada de negociação com o Irã
Presidente afirmou que adiou ataque a instalações iranianas em coordenação com Israel

Travis Scott estreia como ator em 'A Odisseia'
Produção de Christopher Nolan já arrecadou quase US$ 700 milhões nas bilheterias

Gasolina com novo percentual de etanol chega aos postos
Mistura vai passar de 30% para 32% e mudança vai ter validade por 180 dias

Guerra na Ucrânia: Zelensky diz que Rússia usou mísseis norte-coreanos em ataques
Essa seria a primeira vez em quase um ano, indicando que Moscou pode ter recebido novo lote de armas

BC registra déficit recorde de empresas públicas federais
Levantamento desconsidera empresas do setor financeiro, Petrobras e Eletrobras

Iraque nega ter autorizado ataques dos EUA e Arábia Saudita
Washington havia informado que a ofensiva de quarta-feira (29) foi coordenada com Bagdá

Negociações na Venezuela com mediação dos EUA serão retomadas no sábado (1º)
Principal líder da oposição não vai participar; objetivo é reformular sistema político



