Logo R7.com
RecordPlus

Entenda por que a China pediu para deixar o status de 'país em desenvolvimento'

Pequim anunciou que não irá mais solicitar tratamento diferenciado nos acordos da OMC

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

A China declarou que não pedirá mais o tratamento diferenciado destinado a países em desenvolvimento nos acordos da OMC (Organização Mundial do Comércio). O anúncio foi feito durante o fórum na reunião anual da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que acontece nesta semana em Nova York. O país asiático afirmou que busca fortalecer o sistema global em um cenário marcado pelas disputas tarifárias e iniciativas protecionistas de países que limitam as importações.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (24), Rodrigo Simões, economista e professor da Faculdade do Comércio, acredita que a movimentação chinesa é estratégica para conseguir maior relevância nas discussões do comércio global, por se mostrar como uma economia forte e que não necessita dos auxílios da ONU. No entanto, Simões ressalta que ganhar mais relevância global não significa diretamente uma diminuição da proteção de seu mercado.

“Não significa que [a China] vai deixar de fazer a proteção do seu mercado ou mudar a sua estratégia de expansão de negociação de mercados globais mundo afora. Até mesmo porque ela possui uma população enorme, gigante e precisa manter essas pessoas empregadas, consumindo, e as suas empresas vendendo para o resto do mundo”, completa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.