'Pode ser usado contra você em um futuro não tão distante', diz especialista sobre 'consulta' por IA
Especialista em direito digital alerta que dados pessoais fornecidos a sistemas tecnológicos podem ser armazenados em banco de dados
Conexão Record News|Do R7
A busca por sintomas médicos ou doenças no “doutor Google” virou uma prática comum nos últimos anos, mas os especialistas alertam que a iniciativa pode colocar a saúde em risco. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que ferramentas como inteligência artificial podem dar respostas imprecisas ou sem embasamento científico. Esse tipo de "consulta" pode emitir diagnósticos errados, atrasar tratamentos e até gerar crises de ansiedade.
Em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (3), Flávio D'Urso, especialista em direito digital, alerta que a pesquisa na internet “vai te gerar uma resposta, mesmo que imprecisa, e você pode tomar uma medida errada”. D’Urso ressalta que a forma com que a IA é questionada pode trazer várias respostas diferentes, confundindo ainda mais o paciente.
Como solução, D’Urso recomenda que as pessoas recebam com desconfiança todas as respostas geradas pelas IAs, e incentiva a educação digital para aprofundar o uso da tecnologia. “Precisa ter cuidado porque realmente isso pode estar sendo armazenado em um banco de dados e pode ser usado contra você em um futuro não tão distante”, conclui.
Últimas