Logo R7.com
RecordPlus

Putin elogia tropas norte-coreanas em carta enviada a Kim Jong-un

Presidente russo exaltou os ‘laços de amizade’ entre os dois países

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou as tropas norte-coreanas enviadas para auxiliar no conflito contra a Ucrânia, em uma carta enviada a Kim Jong-un. Putin afirmou que os laços de amizade dos países foram plenamente demonstrados com a participação heroica dos soldados da Coreia do Norte na “libertação” do território da região de Kursk. 


Em resposta, o líder norte-coreano chamou a relação entre as duas nações de “camaradagem mais estável e uma parceria estratégica integral.”

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (15), Giovana Branco, doutoranda de ciência política da USP e pesquisadora de política russa, diz que a parceria mostra uma tendência da Rússia em priorizar países ao leste, olhando para além do Ocidente. “A gente vê um movimento de países que foram ali deixados às margens desse sistema internacional ocidental se mobilizando de uma nova forma”, analisa.

Giovana diz que essa reunião de “estados pária” não tem o objetivo de alcançar a paz. “As tensões levantadas por esses países realmente tendem ao conflito armado no longo prazo, sobretudo com os países da Europa e os Estados Unidos”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.