Suspensão de tarifas pode trazer falta de credibilidade a Trump no mundo, diz economista
Suprema Corte americana irá analisar legalidade de medidas adotadas pelo presidente americano na utilização de lei de federal especial
Conexão Record News|Do R7
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu analisar a legalidade do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. Os magistrados responderam ao recurso do Departamento de Justiça contra a decisão da instância inferior, que apontou que Trump excedeu a autoridade dele ao impor parte das tarifas com base em uma lei federal voltada para situações de emergência.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (10), Carla Beni, economista e professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), analisa que a Suprema Corte irá analisar as prerrogativas do presidente americano para checar se as medidas tomadas por Trump são válidas ou não, e destacou a necessidade de uma aprovação das medidas pelo Congresso.
“Porque o ponto é que, para poder fazer essa elevação, o Congresso não foi consultado. Então agora o Supremo vai ter que decidir se essas elevações de tarifas podem até vir a cair. Já imaginou se a gente volta isso tudo para trás? Ou seja, que falta de credibilidade que o governo Trump vai ter que assinar embaixo para o mundo inteiro”, completa a professora.
“A gente abriu o mercado também da carne para o Vietnã, ampliamos várias questões de carne, ossos e tudo para o México e até a Argentina está importando mais da gente por questões internas dela. Então olha quanta reposicionamento a gente acabou tendo diante dessa situação provocada pelo governo americano”, conclui.
Últimas



