Logo R7.com
Logo do PlayPlus

'Venezuela é quem mais perde com isso', diz analista sobre a tensão do país com o Brasil

Polícia venezuelana publicou, nesta quinta (31), foto da bandeira brasileira com o recado: 'quem se mete com a Venezuela se dá mal'

Conexão Record News|Do R7

Em entrevista à RECORD NEWS, nesta sexta-feira (1º), Paulo Velasco, professor de política internacional, comenta os “desgastes progressivos” entre o Brasil e a Venezuela, após a polícia venezuelana publicar uma foto com a bandeira brasileira e a silhueta do presidente Lula, seguida da mensagem “quem se mete com a Venezuela se dá mal", nesta quinta-feira (31). Segundo o especialista, a Venezuela é quem mais perde com isso. “O Brasil, evidentemente, tem uma postura muito pragmática na região, por isso não respondemos a nenhuma das provocações", diz ele.

Uma crise entre os dois países escalou nos últimos meses após o Brasil pedir a apresentação das atas eleitorais da eleição presidencial na Venezuela, que terminou com a reeleição de Maduro. A ação da diplomacia brasileira ocorreu porque a oposição venezuelana alegou que o chavista fraudou a eleição. A comunidade internacional rejeitou a reeleição de Maduro.

A tensão entre os dois países ganhou novos capítulos depois do veto do Brasil à Venezuela nos Brics. Historicamente, Lula e Maduro são aliados. O petista chegou a receber o venezuelano em algumas ocasiões, em Brasília.

Nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela convocou o embaixador do país no Brasil para consultas em um sinal de insatisfação. Em comunicado, o regime de Maduro fez críticas a autoridades brasileiras, entre elas o assessor especial da Presidência da República Celso Amorim, chamado de “mensageiro do imperialismo norte-americano”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.