‘Nobel da Agricultura’: entenda como brasileira premiada contribuiu para a sustentabilidade no campo
Pesquisadora investiu em soluções para substituir fertilizantes químicos e evitar a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂
Jornal da Record News|Do R7
Mariangela Hungria é a primeira brasileira a ganhar o “Nobel da Agricultura”, uma das principais premiações internacionais na área de alimentação. A engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi reconhecida por suas contribuições ao uso de insumos biológicos na produção rural.
Em conversa com o Jornal da Record News na quinta-feira (15), a cientista explica que a tecnologia que substitui os fertilizantes químicos gerou uma economia anual estimada de US$ 25 bilhões (aproximadamente R$ 142 bilhões, na cotação atual) para o Brasil, além de evitar a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂.
“Hoje, a gente é o maior produtor e exportador de soja do mundo. Se não fossem nossos microrganismos, nós não seríamos porque o valor da soja é justamente pelo alto teor de proteína que ela tem, e proteína é nitrogênio. Então, a soja precisa de muito nitrogênio, e o nitrogênio fertilizante é muito caro”, pontua.
Emocionada com a conquista, Mariangela considera que o maior orgulho dos anos de trabalho na área é o impacto positivo na saúde do solo, com a redução do uso de fertilizantes nitrogenados — os que mais emitem gases de efeito estufa entre todos os outros produtos. “A gente está deixando de poluir rios, reservatórios de água”, destaca.
Para a pesquisadora, a premiação também representa uma chance para mudar as impressões internacionais, por vezes negativas, sobre a produção agrícola do país. “A grande maioria dos agricultores brasileiros acredita em sustentabilidade, usa biológicos e tenta fazer tudo da melhor maneira possível. É uma oportunidade de mostrar essa vitrine”, conclui.
Últimas

Inmet emite alerta vermelho para tempestades no RS
Território gaúcho tem previsão de rajadas de vento e chuvas fortes

Anúncios falsos nas redes simulam 'Desenrola Brasil'
Publicidades miram público que busca renegociação de dívidas

Guarda civis disparam e são a segunda maior força do país
Número de agentes chega a 107 mil; polícias militares somam 413 mil profissionais

Foguete da SpaceX entra em rota de colisão com satélite
Parte da aeronave está no espaço desde 2025, após missão para transportar itens

Notas fiscais eletrônicas devem incluir novos impostos
Medida faz parte da reforma tributária e está em fase de adequação

Espanha: 48 mil pessoas já retornaram ao Marrocos
Pelo menos 57 morreram em travessia; União Europeia se manifesta contra episódio

Fifa desiste de projeto para criar empresa e vender ações
Posicionamento vem após anúncio de boicote de seleções europeias

Conjunto de leis busca aumentar segurança das vítimas
Pacote sancionado nesta quarta (29) inclui medidas protetivas de urgência e 'Pix Pensão'

Trump recebe Netanyahu e Zelensky para discutir guerras
Apenas um a cada três americanos apoia o confronto contra o Irã

INSS vai analisar pedidos de pensão a órfãos de feminicídio
São mais de 400 requerimentos parados e novas solicitações do benefício

Sarampo avança em SP e já soma 11 casos em quatro distritos
Maioria dos pacientes é formada por bebês; dois primeiros casos foram importados

Tarifa de 25% contra produtos brasileiros entra em vigor
Medida adotada pelos EUA é válida para a importação de cerca de 3.000 itens

EUA lançam 12ª noite consecutiva de ataques contra Irã
Rebeldes Houthis bombardearam dois petroleiros sauditas durante bloqueio naval

Irã declara que países mediadores apresentaram propostas
Acordo em discussão prevê trégua de dez dias para retomar diálogo com os EUA

Uma em cada quatro mortes cardiovasculares pode estar ligada ao consumo de ultraprocessados
Redução de 50% desses alimentos poderia ter evitado até 45.900 casos de doenças



