Pablo Marçal se torna inelegível por oito anos após condenação da Justiça Eleitoral de São Paulo
Influenciador foi condenado por abuso de poder político e econômico na campanha de 2024 à prefeitura da capital paulista
News das 19h|Do R7
Pablo Marçal (PRTB) foi condenado pela Justiça Eleitoral de São Paulo, nesta sexta-feira (21), por abuso de poder político e econômico na campanha de 2024 à prefeitura de São Paulo. O juiz Antônio Maria Zorz, da primeira zona eleitoral da capital, tornou o candidato inelegível por oito anos. O magistrado analisou dois conjuntos de ações, uma delas ajuizadas pela coligação do PSOL, partido do então candidato Guilherme Boulos. Pablo Marçal ainda pode recorrer à decisão.
Marçal foi condenado após uma ação movida com base em representações do PSB e do PSOL. O caso envolveu um vídeo divulgado em suas redes sociais no qual ele supostamente negociava seu apoio a candidatos a vereador de "perfil de direita" em troca de doações para sua campanha. No Instagram, ele chegou a solicitar um Pix de R$ 5.000 em troca dos vídeos.
De acordo com a decisão do juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, ficou evidenciada a participação do influenciador nas práticas ilegais de sua candidatura. “Não há dúvidas de sua decisiva atuação em razão do engajamento direto e pessoal por condutas ilícitas praticadas em benefício de sua candidatura.”
O juiz avaliou que “ficou demonstrado que o réu Pablo Marçal ofereceu apoio político por meio de vídeo para impulsionar campanha eleitoral de candidatos a vereador (que não estivessem em partidos de esquerda) em troca de doação do valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para sua campanha eleitoral".
"Referido fato ficou incontroverso considerando-se que não foi refutado pelos réus além de ter confirmado o recebimento de doações decorrentes do referido vídeo, bem como violou as normas que regem as eleições brasileiras, pois sua conduta configura fraude à lei que caracteriza abuso de poder.”
Últimas

Exclusividade da semaglutida no Brasil termina esta semana
Medicamentos poderão receber versões genéricas mais baratas

Caminhão desgovernado sai da pista e assusta moradores no interior de Goiás
Veículo sem controle colide com poste e coqueiro; motorista sofre ferimentos leves, enquanto passageiro salta de veículo em movimento

Casos recentes de estupro coletivo acendem alerta no país
Adolescente foi vítima de abuso sexual por cinco suspeitos em apartamento no RJ

Vídeo mostra assaltante agredindo atendente de loja
Suspeito confessou o crime e usou uma réplica de arma de fogo para fazer ameaças

Uso excessivo de celulares prejudica habilidades de convivência entre crianças e adolescentes
Especialista dá dicas aos pais sobre idade certa para liberar aparelho aos filhos

Falso entregador rouba mulheres na entrada de condomínio
Assaltante apontou arma para as vítimas e levou pertences antes de fugir de moto

Bebidas adulteradas: 44% acham governo o maior responsável por crise do metanol
Pesquisa revela grande desconfiança sobre fiscalização e apoio à rastreabilidade

Donald Trump nega que guerra contra o Irã vá acabar nesta semana
Presidente americano falou com a imprensa nos Estados Unidos

Corridas de rua no Brasil têm mais mulheres que homens
Levantamento mostra que público feminino representa 51,8% de quem conclui provas

Veículo quase capota ao ser atingido por locomotiva
Empresa responsável informou que maquinista acionou buzina e freios de emergência

Trump quer participar da escolha do novo líder iraniano
Presidente dos EUA afirmou que nomeação do filho de Khamenei é 'inaceitável'

Diagnóstico de diabetes em macaca acende alerta no brasil
Primata resgatado com apatia terá medicação diária, exames e dieta controlada

Trump diz que está em 'posição muito forte' contra o Irã
Americano afirmou que está empenhado em acabar com o regime autoritário de Teerã

Acidente de carro em São Paulo deixa motorista presa em ferragens
Colisão entre dois veículos resulta em capotamento e mobiliza bombeiros para resgate; condutora teve ferimentos na mão

Vídeo: motorista perde controle e carro bate em poste na zona norte de SP
Acidente feriu quatro pessoas e deixou uma em estado grave



