Chegada de massa de ar seco no país exige atenção para a baixa umidade
Período com menos chuvas deve se estender até o final da primavera
Conexão Record News|Do R7
Na região central do Brasil, nos próximos dias, uma massa de ar seco eleva temperaturas com o predomínio do sol entre o Centro-Oeste, interior da região Sudeste e Nordeste. A situação ainda traz a baixa umidade do ar, exigindo atenção da população, especialmente no noroeste de Minas Gerais, norte de Goiás e sudoeste da Bahia.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (9), Giovanni Dolif, doutor em meteorologia e coordenador de operações substituto do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), explica que esse período com baixa umidade do ar ainda demorou a aparecer, uma vez que tipicamente começa a atingir o país já no mês de junho. O atraso do fenômeno se deu pelas frentes frias que estavam presentes no país causando chuvas.
Para as regiões destacadas, o meteorologista chama a atenção para os períodos entre meio-dia e 15h, momento em que as temperaturas aumentam e a umidade cai, com a possibilidade de níveis abaixo dos 30%, considerado situação de atenção e que pode abaixar ainda mais com o decorrer da estação: “Ainda não é uma situação muito preocupante, mas ao longo do inverno, o tempo mais seco, geralmente lá no final do inverno, para começar a primavera, para setembro, é que a gente costuma ter os valores mais críticos, porque aí a gente ficou alguns meses com pouca chuva”.
Com o período mais seco, a previsão é de que não haja mais frentes frias significativas, propiciando menos chuvas e trazendo um alívio para o sul do país, que foi castigado pelos temporais nos últimos tempos.
Últimas



