Donald Trump acabará com a Guerra da Ucrânia? Especialista explica
Durante o conflito, Estados Unidos destinou valor bilionário em assistência militar para o país liderado por Volodymyr Zelensky
Conexão Record News|Do R7
Donald Trump precisará de “várias 24 horas” para acabar com a Guerra da Ucrânia, afirma Ricardo Cabral, especialista em segurança internacional, em entrevista ao Conexão Record News nesta segunda-feira (20). O presidente dos Estados Unidos afirmou, diversas vezes, que acabaria com o conflito no leste europeu rapidamente e que pretende se reunir com o líder russo, Vladimir Putin. “Ele [Trump] já acionou sua equipe para entrar em contato com a equipe de Putin para marcar uma ligação telefônica, e depois um encontro pessoal entre os dois líderes. Não sabemos se vai ser em Moscou ou em um lugar próximo, mas a tendência é que eles conversem sobre a Ucrânia”, explicou Cabral.
O republicano Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em Washington, Estados Unidos, nesta segunda-feira (20). Trump recebeu 312 votos do colégio eleitoral americano e teve 51% dos votos populares. Ele assume a presidência com a promessa de acabar com o conflito no Oriente Médio, já que teve papel importante no acordo de cessar-fogo antes mesmo de assumir o poder. Além disso, pretende dar fim à guerra entre Ucrânia e Rússia, fazer frente ao comércio chinês com o aumento de tarifas de produtos importados e reduzir o custo de vida para os americanos, que disparou com o aumento da inflação durante o governo de Joe Biden.
Histórico de Trump na Casa Branca
Trump chegou à Casa Branca pela primeira vez em 2016, após derrotar a democrata e ex-primeira dama Hillary Clinton nos colégios eleitorais e perder o voto popular. Procurou se reeleger em 2020, mas não impediu a eleição do democrata Joe Biden. Em 2024, conseguiu derrotar sua sucessora, Kamala Harris, depois do democrata perder apoio de seu partido e desistir da eleição. O republicano escolheu o senador JD Vance como parceiro de chapa, que possui posições semelhantes a respeito da imigração ilegal e mudanças climáticas.
Durante a campanha eleitoral, Trump teve que lidar com condenações criminais e um ataque a tiros durante um comício, que feriu sua orelha direita. Ele retorna à Casa Branca com discurso de que pretende anexar o Canadá e a Groenlândia e intervir militarmente no Panamá. Além disso, confiou ao bilionário Elon Musk um departamento dedicado a cortar gastos federais.
Últimas

Lula anuncia investimento de R$ 5,6 bilhões em fábrica de trens
Início da operação no interior de SP é previsto para o segundo semestre

Trump aprovou operação após conversar com Netanyahu
Segundo fontes, premiê israelense defendeu assassinato de Ali Khamenei 48 horas antes do início do conflito

Lei que autoriza venda de remédios em supermercados entra em vigor
Farmácias poderão ser instaladas em áreas delimitadas e sob supervisão de farmacêuticos

Preço do petróleo volta a subir em meio a incertezas sobre conflito no Oriente Médio
Barril do brent subiu mais de 2% nesta terça (24), depois de queda brusca no dia anterior

'Status nuclear da Coreia do Norte é irreversível'
Segundo Kim Jong-un, expansão do poder do país é essencial para a segurança nacional

Mísseis lançados pelo Irã atingem regiões de Israel
Prédios e carros ficaram danificados com o impacto; há relato de quatro feridos

Israel diz que vai seguir com ofensivas no Líbano e Irã
Govern já havia ameaçado Beirute de perder território caso não desarmasse Hezbollah

EUA e Israel voltam a atacar alvos militares do Irã
Ação aconteceu um dia depois de Donald Trump falar em negociações pelo fim do conflito

Sistema Cantareira termina verão com pior patamar em 10 anos
Redução da pressão da água na região metropolitana de SP deve ser mantida em 10 horas por dia

Diesel brasileiro abre semana 74% mais barato do que no exterior
Abicom diz que abastecimento para março está seguro; mas segue monitorando desdobramentos

Banco Central diz que guerra exige política de juros restritiva
Ata do Copom não dá mais indicações sobre próximos passos da Selic

Acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul começa em maio
Medida provisória vai permitir eliminação imediata de algumas tarifas; legalidade é contestada

Preço do petróleo cai e bolsas de valores também operam em queda
Mercado mundial reagiu depois de anúncio de Trump, que pausará ataques ao Irã

Keir Starmer diz que Reino Unido não é alvo do Irã
Premiê foi questionado após Teerã disparar mísseis contra base militar no Oceano Índico

Governo dos EUA suspende sanções contra petróleo do Irã
Medida permite venda do que já está armazenado no mar e é para tentar conter preços

