Logo R7.com
RecordPlus

Futuro do TikTok: por que um acordo com a China é tão importante para os Estados Unidos?

‘Tudo gira em torno de negócios’, avalia o especialista Manuel Furriela; assista à análise

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (19), Manuel Furriela, mestre em Direito Internacional pela USP, afirma que a disputa entre Estados Unidos e China é essencialmente econômica.

“Tudo gira em torno de negócios. [...] Os Estados Unidos já perceberam que o avanço econômico daquele país [China] traz desafios, traz muita concorrência internacional”, destaca.

Furriela explica que a China atingiu um nível que lhe permite negociar quase de igual para igual com os Estados Unidos.

“Quando o Trump foi presidente pela primeira vez, ele conseguia ter um poder de barganha muito grande em relação aos chineses. [...] Poucos anos depois, não muitos anos depois, a China, ela atingiu um nível econômico de tal ordem que agora ela tem muito mais poder de barganha”, aponta.

O especialista ressalta que os dois países são interdependentes. “Há uma sinergia enorme. Fazer alianças é mais interessante do que um embate direto, que traria prejuízo para ambos”, avalia.

Ele lembrou que a China é a maior credora dos Estados Unidos em títulos do governo, o que reforça essa relação estratégica.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou por telefone com o líder chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira (19). A conversa teve como principal tema o futuro do TikTok, rede social que está no centro de uma disputa entre os dois países. Nesta semana, representantes americanos e chineses chegaram a um acordo envolvendo a plataforma.

Embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é que a operação do TikTok nos Estados Unidos seja separada em uma nova empresa, que deverá ser vendida para investidores americanos. Um dos possíveis compradores é Larry Ellison, fundador da Oracle e um dos homens mais ricos do mundo.

"O TikTok e essas grandes big techs, elas são empresas muito estratégicas. O TikTok cresceu muito, rivaliza com empresas americanas, por exemplo. Então, é estratégico porque são as empresas do momento, as mais rentáveis, elas envolvem outras questões além de rentabilidade. Que são relacionadas à comunicação entre as pessoas, relacionamento entre as pessoas, são empresas que elas barganham publicidade, grande publicidade, grandes fatias desse mercado também. Então, o TikTok, ele é uma empresa que, de igual para igual, se opõe com as grandes empresas americanas do mesmo setor. Então, para os Estados Unidos é muito estratégico ter o TikTok sob seu controle", afirma.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.