Investimentos da China no Brasil são bem-vindos, mas é preciso estabelecer limites com o país
País se tornou o terceiro principal destino dos investimentos de Pequim, com um aumento de mais de 100% em 2024
Conexão Record News|Do R7
O Brasil passou a ser o terceiro principal destino dos investimentos chineses após as aplicações no país dobrarem. Segundo o estudo do CEBC (Conselho Empresarial Brasil China), os aportes asiáticos cresceram mais de 100% em 2024.
Com o intuito de fortalecer laços diplomáticos, o principal foco desses investimentos foi em energia e em novos setores, como veículos elétricos.
Para o economista Miguel Daoud, o investimento é bem-vindo, mas exige cautela. Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (4), ele pontua a necessidade chinesa pelos produtos brasileiros e o potencial que o país possui.
Daoud ressalta, no entanto, que limites são necessários nessa relação: “O que nós temos que ter controle é de não perdermos a nossa possibilidade de evoluir na nossa indústria, na nossa tecnologia. Tem que ter um limite, mas sempre o investimento é bom. A melhor coisa que tem é trabalhar com o dinheiro de terceiros, desde que esse recurso faça bem para o nosso país”.
Em paralelo a essa realidade, o economista lembra da importância do Brasil manter sua indústria nacional e continuar oferecendo grandes oportunidades e orientações para as empresas instaladas em seu território, apesar de algumas irem embora pelos custos em impostos e outros problemas, como a alta taxa de juros. Mesmo assim, investimentos locais e internacionais são importantes na visão do analista.
“O Brasil é um país fantástico e tem muito espaço, tem muito por fazer. Se tivéssemos aqui um plano para seduzir esses investimentos, nós teríamos muitos investimentos estrangeiros aqui, não só da China”, finaliza.
Últimas

Conta de luz fica mais cara com adoção da bandeira amarela
Falta de chuvas nesta época do ano derruba os níveis dos reservatórios

Receita Federal lança painel com dados de todas as empresas
Nova plataforma digital permite acesso e comparação de dados fiscais e financeiros

Ataques russos danificam infraestruturas na Ucrânia
Duas pessoas ficaram feridas em Odessa; apartamento ficou destruído e telhado pegou fogo

Alunos podem usar o próprio carro para exame de habilitação em SP
Mudança já é prevista em resolução do Conselho Nacional de Trânsito

Governo começa campanha 'Maio Amarelo 2026' por trânsito mais seguro
Objetivo é conscientizar que participação coletiva é importante para diminuição de acidentes

Emirados Árabes afirmam que não se pode confiar no Irã
Estreito de Ormuz continua em grande parte fechado devido ao bloqueio iraniano

Irã apresenta nova proposta para conversas com o EUA
Versão anterior foi rejeitada pelo presidente norte-americano, Donald Trump

Autoridades dizem que cessar-fogo 'encerrou' hostilidades entre EUA e Irã
Trump tinha até esta sexta-feira (1º) para encerrar conflito ou apresentar argumentos para estendê-lo

Trump avalia reduzir número de tropas dos EUA na Alemanha
Nesta semana, presidente e chanceler alemão trocaram críticas sobre guerra no Irã

Preços do petróleo disparam para nível mais alto desde 2022
Cotação global da commodity sobe mais de 12% por causa do conflito no Oriente Médio

Banco Central dos EUA mantém taxas de juros entre 3,5% e 3,75%
Situação é parecida na Europa, onde inflação saltou para 3% este mês, acima da meta prevista

EUA estimam gasto equivalente a R$ 125 bilhões na guerra
Secretário de Defesa defendeu gastos e afirmou que operação no Oriente Médio tem sido eficaz

PRF inicia operação de feriado nas rodovias federais de SP
Ações incluem reforço em trechos críticos para preservar a segurança

Irã promete resposta 'longa e dolorosa' contra os EUA
Trump tenta pressionar países aliados por ajuda, enquanto considera retomar bombardeios

Setor produtivo cobra cortes maiores da Selic
Taxa básica de juros tem efeitos negativos sobre investimentos, consumo e renda



