Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mamografia para mulheres a partir dos 40 reduz mortalidade por câncer de mama, diz médico

Mastologista defende que diretrizes dos planos de saúde sejam modificadas para aumentar rastreio de novos casos da doença

Conexão Record News|Do R7

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (5), Ruffo Freitas Junior, médico mastologista e assessor especial da Sociedade Brasileira de Mastologia, analisa que a ampliação da faixa etária para a mamografia de rastreio é essencial para reduzir as chances de morte pelo câncer de mama.

O médico ressalta que, em um estudo realizado no Reino Unido, o mapeamento precoce, a partir dos 40 anos, reduziu a mortalidade das mulheres pesquisadas em 17%. O especialista afirma que o rastreio anual da doença para mulheres acima dos 40 anos é essencial — 25% dos diagnósticos são feitos na faixa etária de 40 a 49 anos.

Entidades médicas apresentaram um parecer para a ANS (Agência Nacional de Saúde) com o objetivo de estender a mamografia de rastreio para todas as mulheres, de 40 a 79 anos, independentemente de sintomas. A entidade seguia o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer: mamografias a cada dois anos para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.