Carta da COP30 busca aumentar multilateralismo e conectar sociedade civil com acordos do clima
Em entrevista coletiva nesta segunda (10), presidente e diretora-executiva do evento divulgaram os objetivos para o evento que ocorrerá em novembro em Belém
Alerta Brasil|Do R7
O lançamento da Carta da Presidência COP30 e os seus principais objetivos, aconteceu, nesta segunda-feira (10). O presidente do encontro, Embaixador André Corrêa do Lago, e a diretora-executiva (CEO) da COP30, Ana Toni, participaram de uma entrevista coletiva, no Palácio Itamaraty, e explicaram mais sobre o evento, que ocorrerá em novembro em Belém (PA).
O presidente destacou que a carta é constituída com três principais pontos: o aumento da força do multilateralismo, conectar a sociedade civil nas conversas e acelerar os termos negociados pelo acordo de Paris. Para Lago, esses fatores são essenciais para a implementação de medidas para parar o avanço das mudanças climáticas.
Na entrevista, foi explicado que a escolha dos três pontos se deu pelo momento de afastamento nas relações multilaterais no mundo e a descrença das pessoas nas ações do que é negociado nas COPs anteriores. O embaixador também citou a “boa base formal de negociação” do Brasil para efetivar os termos acordados anteriormente.
Últimas