Após novo ataque russo, especialista ressalta necessidade de um plano de reconstrução para a Ucrânia
Ataque com drones russos em Odessa deixa um morto e 14 feridos; prédios residenciais, carros e infraestrutura rodoviária foram danificados
Conexão Record News|Do R7
Uma pessoa morreu e outras 14 ficaram feridas após um ataque russo com drones em um porto na cidade ucraniana de Odessa. A investida danificou prédios residenciais, carros particulares e a infraestrutura ferroviária. Segundo o serviço de emergência local, pelo menos dez drones foram lançados contra edifícios residenciais, que pegaram fogo. A Força Aérea da Ucrânia disse que a Rússia lançou 86 drones durante a noite.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (20), Bruno Pasquarelli, doutor em ciência política, diz que o local atingido é um “ponto logístico muito importante de exportação e a Ucrânia depende muito desse porto”. Ele pontua que a Ucrânia é um país exportador de grãos, e que outras cidades importantes também foram atingidas — como Kiev e Kharkiv, por exemplo — tornando-se imprescindível “um esforço de reconstrução por parte dos países que estão negociando essa possibilidade de um acordo de paz”, completa.
Sobre um possível cessar-fogo, o especialista afirma não acreditar que a decisão esteja próxima, mas, “se por ventura um dia vier esse acordo, é necessário pensar em um plano de reconstrução logística, econômica, também pensando do ponto de vista humanitário, porque várias pessoas saíram da Ucrânia, estão refugiadas em outros países, e com certeza querem voltar para a Ucrânia”, explica.
Últimas



