Entenda a questão dos drusos na Síria e o envolvimento de Israel no conflito
Tel Aviv, que possui ressalvas ao novo governo sírio, defende a criação de uma área autônoma para a minoria
Conexão Record News|Do R7
O presidente sírio, Abu Mohammed al-Jolani, acusou combatentes drusos de violar o acordo de cessar-fogo estabelecido na região de Sweida. Segundo o comunicado, os combatentes se envolveram em atos de violência contra civis, incluindo crimes que ameaçam diretamente a paz. O grupo de minoria árabe apoiado por Israel defende a criação de uma região autônoma na Síria.
Com os ataques recentes, autoridades israelenses informaram que o governo sírio concordou em permitir o acesso limitado das forças do país na área de Sweida pelos próximos dias. De acordo com Tel Aviv, a decisão foi tomada devido à instabilidade atual na região. Apesar da decisão, o porta-voz do Ministério do Interior da Síria disse que as forças do governo não estavam se preparando para se deslocar novamente para a região.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (18), Ricardo Cabral, analista de relações internacionais, geopolítica e conflitos internacionais, avalia como muito complicada a situação entre os dois lados do conflito, devido aos massacres ocorridos ao longo dos anos entre beduínos e drusos. Outro ponto é o não consenso entre a vontade do governo do país, que defende um Estado único, sem regiões autônomas, enquanto Israel propõe a criação de uma região para seus apoiadores drusos.
Cabral lembra que Israel possui uma postura mais firme de resposta e que tem suas ressalvas sobre o novo governo da Síria: “Israel está muito dividido com relação ao governo Jolani, porque teoricamente Jolani é terrorista para Israel e ele deve ser eliminado, daí o ataque que foi feito ao palácio presidencial. E o Mossad disse que ele deveria tomar cuidado nas orações de hoje [sexta-feira, 18]”, conclui.
Últimas

Lembranças de jovem de 17 anos ajudam pesquisadores em descoberta
Lugar foi cadastrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ganhou nome de 'Olhos D'Água'

Dinamarca inicia serviço militar obrigatório prolongado
Guerra na Ucrânia e disputa pela Groênlandia com os EUA motivaram mudanças

Japão: produção de armamentos pode impulsionar crescimento econômico
Avaliação anual de ameaças incentiva país a aproveitar tecnologia e componentes comerciais

Turquia denuncia ataques de drones contra navios no Mar Negro
País expressou preocupação com escalada do conflito e pediu medidas preventivas

Mortes por câncer de mama devem aumentar em 40% até 2050
Organização Mundial da Saúde prevê cenário em países pobres e emergentes

TSE inicia Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação
Evento busca ampliar conhecimento sobre funcionamento e segurança da urna eletrônica

Encceja 2026: alunos que vão fazer o exame já podem consultar cartilha de redação
Prova está marcada para 23 de agosto e manual está disponível no site do Inep

Número de mortos em tentativa de travessia sobe para 72
Mais de 60 mil pessoas chegaram a nado em território espanhol na semana passada

Pré-selecionados do Fies podem completar inscrições até terça (4)
Dos mais de 127 mil inscritos, mulheres representam 67,5%, ou seja, 85.867 candidatas

Analistas reduzem expectativa da taxa Selic até o fim do ano
Projeção divulgada pelo BC nesta segunda-feira (3) ficou em 13,75%

Brasil tem campanha nacional de multivacinação a partir desta segunda (3)
Foco é imunizar crianças e adolescentes de até 14 anos; mobilização segue até 1° de setembro

Ministro Márcio Elias cumpre agenda na Índia em busca de novos mercados
Márcio Elias Rosa deve se reunir com autoridades do Brics em Jaipur, além de passar por Mumbai e Nova Delhi

BC reduz projeção da inflação pela quinta semana consecutiva
IPCA para 2026 ficou em 5,03%, um recuo de 0,12 ponto percentual em relação à semana passada

Donald Trump anuncia retomada de negociação com o Irã
Presidente afirmou que adiou ataque a instalações iranianas em coordenação com Israel

Travis Scott estreia como ator em 'A Odisseia'
Produção de Christopher Nolan já arrecadou quase US$ 700 milhões nas bilheterias



