Obama, Bush e Elon Musk: convidados chegam ao Capitólio para acompanhar a posse de Trump
Além desses, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Sundar Pichai já chegaram à sede do poder legislativo dos EUA
Conexão Record News|Do R7
Com discurso de Donald Trump programado para às 14h desta segunda-feira (20), o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington D.C, começa a receber os convidados do presidente para a cerimônia de posse. Entre os presentes, estão os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, além de empresários e figuras importantes, como Elon Musk, CEO do X (antigo Twitter), Mark Zuckerberg, CEO da Meta, Jeff Bezos, dono da Amazon, e Sundar Pichai, CEO do Google.
O republicano Donald Trump toma posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em Washington, Estados Unidos, nesta segunda-feira (20). Trump recebeu 312 votos do colégio eleitoral americano e teve 51% dos votos populares. Ele assume a presidência com a promessa de acabar com o conflito no Oriente Médio, já que teve papel importante no acordo de cessar-fogo antes mesmo de assumir o poder. Além disso, pretende dar fim à guerra entre Ucrânia e Rússia, fazer frente ao comércio chinês com o aumento de tarifas de produtos importados e reduzir o custo de vida para os americanos, que disparou com o aumento da inflação durante o governo de Joe Biden.
Histórico de Trump na Casa Branca
Trump chegou à Casa Branca pela primeira vez em 2016, após derrotar a democrata e ex-primeira dama Hillary Clinton nos colégios eleitorais e perder o voto popular. Procurou se reeleger em 2020, mas não impediu a eleição do democrata Joe Biden. Em 2024, conseguiu derrotar sua sucessora, Kamala Harris, depois do democrata perder apoio de seu partido e desistir da eleição. O republicano escolheu o senador JD Vance como parceiro de chapa, que possui posições semelhantes a respeito da imigração ilegal e mudanças climáticas.
Durante a campanha eleitoral, Trump teve que lidar com condenações criminais e um ataque a tiros durante um comício, que feriu sua orelha direita. Ele retorna à Casa Branca com discurso de que pretende anexar o Canadá e a Groenlândia e intervir militarmente no Panamá. Além disso, confiou ao bilionário Elon Musk um departamento dedicado a cortar gastos federais.
Últimas

Reforma da Previdência traz regras automáticas de transição
Pontuação para aposentadoria por tempo de contribuição e por idade teve alterações

Filha de Kim Jong-un reacende especulações de sucessão do governo norte-coreano
Kim Jun-ae apareceu ao lado do pai durante visita pública a mausoléu da família

Maduro diz estar pronto para dialogar com Trump
Venezuelano considerou acordos sobre petróleo, migração e luta contra o tráfico de drogas

Começam hoje as novas regras para financiamento de imóveis
Teto vai variar entre R$ 255 mil e R$ 270 mil; medida amplia acesso para famílias de baixa renda

Rússia entrega aos Estados Unidos possível prova de ataque ucraniano
Segundo Moscou, Kiev lançou drones de longo alcance contra residência presidencial

Kim Jong-un reforça aliança com Rússia em mensagem de fim de ano
Líder norte-coreano elogiou soldados que lutam em terra estrangeira pela 'honra da nação'

Rússia vai endurecer postura nas negociações com Ucrânia
Governo afirmou que suposto ataque de Kiev visa colapsar processo para acordo de paz

China vai cercar Taiwan em treinamento de guerra real com simulação de ataques
Medida foi classificada pelo governo chinês como 'aviso sério aos separatistas'

Reforma tributária deve afetar preço dos imóveis
Alto padrão pode ter aumento de carga, enquanto populares serão beneficiados

Ex-presidente Jair Bolsonaro passa por nova cirurgia
Procedimento consiste em aplicar anestésico no nervo que controla o diafragma

EUA vão reforçar presença militar perto da Venezuela
Estratégia é fortalecer bloqueio a petroleiros considerados clandestinos na costa do país

Putin indica que pode trocar territórios em acordo
Segundo jornal russo, presidente abordou assunto durante reunião com empresários

Ataques russos matam duas pessoas na Ucrânia
Segundo jornal russo, presidente abordou assunto durante reunião com empresários

Turquia prende 115 suspeitos de planejar ataques
Prisões foram realizadas em Istambul; polícia apreendeu armas, munições e documentos

Zelensky deve se reunir com Donald Trump no domingo (28)
Lier Ferreira explica caminhos para o fim da Guerra da Ucrânia


