Lula na ONU: ‘Única guerra que todos podem sair vencedores é a que travamos contra a fome’
Presidente comemorou a saída do Brasil no Mapa da Fome em 2025 e exaltou os objetivos da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza lançada pelo G20
Hora News|Do R7
Durante discurso na Assembleia Geral da ONU na manhã desta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a saída do Brasil do Mapa da Fome em 2025 e falou sobre a importância da comunidade internacional no combate à fome.
“A única guerra que todos podem sair vencedores é a que travamos contra a fome e a pobreza”, disse Lula, que também exaltou os objetivos da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza lançada pelo G20, que já conta com o apoio de 103 países.
80ª Assembleia Geral da ONU
Comemorando os 80 anos de sua fundação, a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), reúne os líderes mundiais de 193 países durante os dias 23 e 29 de setembro em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro serve de palco para discussões e encontros paralelos no âmbito global, principalmente em um momento que o mundo sofre com conflitos como a guerra na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
Durante seu discurso, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu pautas globais com o combate à pobreza e à fome, além de mencionar os esforços sustentáveis e a COP30, que acontece em novembro no país. O chefe do Executivo aproveitou para defender a soberania e democracia do país, mencionando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e as interferências americanas por meio de sanções e tarifas, afirmando o Brasil seguirá “como nação independente e como povo livre de qualquer tipo de tutela”.
Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou sobre os feitos de seu mandato e os esforços do país no encerramento dos conflitos mundiais, criticando a falta de ação da ONU perante essas guerras. Outro ponto que surpreendeu no discurso de Trump foi o comentário de um encontro com o presidente brasileiro. Segundo ele, os dois se abraçaram ao se encontrarem e concordaram em ter um encontro na próxima semana.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Nicolás Maduro passa por nova audiência dos EUA
Ele está preso há três meses e responde por narcoterrorismo, conspiração e posse de armas

Clínica de hemodiálise é interditada após morte de pacientes
Suspeitas iniciais apontam para falhas no sistema ou contaminação da água

Grávida é agredida após discussão sobre jogo de azar
Companheiro da vítima teria utilizado dinheiro reservado para contas da casa

Lula visita instalações de indústria farmacêutica em Anápolis (GO)
Brasil irá exportar insumo de medicamento para dores abdominais

Senado aprova PL que equipara misoginia ao racismo
Pena é de 1 a 3 anos de prisão e multa; crimes são inafiançáveis e não prescrevem

Irã rejeita proposta de paz enviada pelos EUA
Informação foi revelada por emissora estatal iraniana; Paquistão está em contato com países

Lula anuncia investimento de R$ 5,6 bilhões em fábrica de trens
Início da operação no interior de SP é previsto para o segundo semestre

Vídeo mostra momento da colisão em aeroporto de Nova York
Caminhão se aproximava por via lateral quando foi atingido por aeronave; duas pessoas morreram

Cerca de 15 homens invadem local e roubam carros em SC
Polícia recuperou 13 veículos dos que foram roubados na revenda

Morre ex-atleta brasileira de bodyboarding
Isabela Nogueira contribuiu para popularizar a modalidade no país

Comerciante cola panfletos em carro em área restrita
Homem perdeu a paciência com um motorista que parou o carro na vaga exclusiva para clientes

Lula participa de entregas simultâneas do ‘Minha Casa, Minha Vida’
Cerimônias acontecem no Palácio do Planalto e em cidades do Pará, da Bahia e de Alagoas

Flávio Bolsonaro discursa durante filiação de Sergio Moro ao PL
Cerimônia contou com a presença do presidente do partido, Valdemar Costa Neto

Sérgio Moro se filia ao PL em evento em Brasília
Cerimônia conta com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto

Donald Trump anuncia trégua de cinco dias com Irã
Presidente dos EUA disse que teve 'conversas muito boas' sobre fim do conflito



