Logo R7.com
RecordPlus
Record News

‘Panorama espantoso e tenebroso’, diz Gonet sobre atos que culmiraram na denúncia da trama golpista

Procurador-geral da República realiza leitura do relatório de acusação contra Bolsonaro e sete aliados no primeiro dia de julgamento da trama golpista

Hora News|Do R7

  • Google News

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, realiza a leitura da acusação contra o 'núcleo crucial' da suposta trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados, no julgamento iniciado nesta terça-feira (2). Em sua fala, Gonet defendeu o Estado Democrático de Direito, a defesa à democracia e ressaltou a importância da denúncia apresentada.

“Os atos que compõem o panorama espantoso e tenebroso da denúncia são fenômenos de atentado com relevância criminal contra às instituições democráticas. Não podem ser tratados como atos de importância menor, como devaneios utópicos anódinos, nem como aventuras inconsideradas, nem como precipitações a serem reduzidas com o passar dos dias ao plano bonachão das curiosidades tão-só irreverentes da vida nacional”, disse o procurador-geral.

Ainda na leitura do documento, Gonet afirmou que houve uma cooperação entre os denunciados, com uma coordenação e inspiração de Bolsonaro, para a execução dos atos e que, mesmo que não tenham participado de todas as etapas, todos os réus possuem envolvimento na trama que culminou na invasão à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. .

O procurador-geral ainda pontuou que, para que a tentativa de golpe de Estado seja efetivada, “não é indispensável que haja ordem explicitamente assinada pelo presidente da República”, ressaltando que as ações com o intuito de romper as regras constitucionais podem ser consideradas crime, mesmo no campo das discussões de planos e etapas não consolidadas.

“Aqui, a ameaça da violência e a sua realidade se revelam nas etapas em que se desenvolvem a sequência de práticas voltadas ao assolamento das instituições democráticas. Na sua linha de desenvolvimento, ganham evidência e assumem significativa gravidade”, afirmou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.