Logo R7.com
RecordPlus

Rússia ‘não ter representação diplomática é um problema’, diz especialista sobre fala de Trump no G7

Presidente americano afirmou que a guerra da Ucrânia não teria acontecido se os russos tivessem continuado no grupo

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Antes de deixar a reunião dos líderes do G7 no Canadá, na última segunda-feira (16), Donald Trump afirmou que foi um erro tirar a Rússia do grupo, e que a guerra da Ucrânia não teria acontecido se os russos continuassem fazendo parte do G8. 


Em entrevista ao Conexão Record News, Vladimir Feijó, analista internacional, diz que uma nação “não ter representação diplomática é um problema, os países mais importantes deveriam ter essa porta para evitar qualquer ruído da comunicação”.

Excluir um país da discussão em foro internacional só reforça a ideia dele de que os outros são inimigos e que ele precisa se preparar para um embate”, analisa o especialista. Feijó pontua ainda que, como se tratava de um assunto existencial — a ocupação da Crimeia — “talvez não teria sido suficiente para evitar o conflito”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está no Canadá para reuniões com líderes das potências. As nações discutiram, nesta terça-feira (17), a recuperação da Ucrânia, liderada pelo secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Já o Reino Unido anunciou um novo pacote de sanções contra os russos. O primeiro-ministro, Keir Starmer, disse que quer trabalhar com os parceiros do G7 para pressionar as receitas energéticas da Rússia e reduzir os fundos que eles conseguem investir na guerra.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.