Ausência de negociação do tarifaço americano 'impactou de forma negativa' a piscicultura brasileira
Cadeia produtiva nacional tem como principal destino das exportações os Estados Unidos
Record News Rural|Do R7
Em entrevista ao Record News Rural de quinta-feira (7), o presidente da Peixe BR (Associação Brasileira de Piscicultura), Francisco Medeiros, destaca como as taxações de 50% sobre os produtos brasileiros impostas por Donald Trump afetam o mercado da piscicultura brasileira, já que os Estados Unidos são os maiores importadores de filé de tilápia.
Medeiros diz que, conforme as estatísticas, o Brasil terminaria em primeiro lugar como país que mais exporta peixe para os EUA, mas que, com esses imprevistos, o resultado certamente será afetado. "Se nós analisarmos, inclusive esse ano, cada mês a gente estava dobrando as exportações, quando comparava com o ano anterior, e nos últimos três, quatro anos a gente tem feito isso", afirma.
Segundo o executivo, "em 2022 a 2023 nós éramos o oitavo exportador de filé fresco para os Estados Unidos. Terminamos 2024 já com o segundo [lugar], e na nossa projeção a partir dos resultados dos primeiros seis meses, nós terminaríamos 2025 como maior exportador de filé fresco" para o país.
Ele comenta ainda que a cadeia produtiva da tilápia no Brasil enfrenta um momento crítico devido à combinação de dois fatores: a suspensão das exportações de peixe fresco para os Estados Unidos e a recente abertura do mercado nacional ao produto do Vietnã.
Medeiros destaca que os produtores brasileiros estão recebendo menos do que no mesmo período do ano passado, as indústrias estão vendendo mais barato e o consumo interno está em baixa por conta do inverno.
“Com esses protocolos que eles têm lá, eles ganham competitividade e nós perdemos”, ressalta ao alertar que, se um frigorífico brasileiro adotasse os mesmos padrões do Vietnã, seria fechado e o proprietário poderia até ser preso.
Últimas

Clima deixa produtores de grãos em alerta
Agricultores se unem para investir em tecnologia que acelera o processo da chuva

Dia das Mães impulsiona procura pela carne suína
Segundo o Cepea, a alta demanda ainda não afetou os preços, mas eles podem reagir nas próximas semanas

Brasil se mantém como maior exportador de carne de frango
País também ocupa a terceira posição de envios internacionais de carne suína

Produtores se unem em criação de cooperativa rural
Produção é responsável por quase 80% do abastecimento da maior cidade do norte de MG

Produção de mudas frutíferas vira passatempo em propriedade do nordeste
Empreendedora cultiva mais de 120 espécies adaptadas ao clima do estado

Menor procura muda estratégia de produtores de feijão
Principal medida foi a redução da área plantada; Minas Gerais é o segundo maior produtor do país

Café solúvel brasileiro deve ficar mais competitivo
Redução de 1,8% na tarifa para embarques realizados vale a partir deste mês

Entenda agenda de sustentabilidade discutida na Europa
Especialista explica os principais pontos que estão sendo analisados por vários países

Casos de doença bovina preocupam autoridades
Instituto de Defesa Agropecuária determinou vacinação emergencial dos rebanhos

Evento reúne pecuaristas de várias partes do mundo
Feira mostrou o resultado de anos de investimentos em genética, manejo e produtividade

Preço da carne bovina alcança recorde com avanço de 45% em dois anos
Pesquisadores do Cepea afirmam que, neste ano, o boi gordo se valoriza mais que a vaca

Máquina interage com o produtor por voz e texto
Conceito inédito transforma dados complexos em diálogos simples e visuais

Produtores rurais vão receber kits de combate a incêndios
Iniciativa da Defesa Civil deve treinar agricultores em assentamentos do estado de SP

Entenda as linhas de crédito anunciadas pelo governo
Financiamentos poderão ser usados para modernização de maquinário e investimentos

Preços do etanol caem com avanço da safra
Oferta está maior, enquanto demanda segue enfraquecida



