Moraes rebate defesa de réus e diz que juiz não é ‘samambaia jurídica’
Primeira Turma do STF retoma julgamento de Bolsonaro e sete réus ligados ao núcleo central da tentativa de golpe de Estado
Alerta Brasil|Do R7
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou, na manhã desta terça-feira (9), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados do núcleo 1 da trama golpista. No início da leitura dos votos, o ministro relator Alexandre de Moraes refutou as críticas das defesas dos réus, que compararam o número de perguntas feitas por ele durante o processo às realizadas pelo MP (Ministério Público).
“A ideia de que o juiz deve ser uma samambaia jurídica durante o processo não tem nenhuma ligação com sistema acusatório. Isso é uma alegação esdrúxula. E mais: não cabe a nenhum advogado censurar o magistrado, dizendo o número de perguntas que se deve fazer”, afirmou o ministro.
Durante a sustentação oral da defesa de Augusto Heleno, realizada na última quarta-feira (3), o advogado Matheus Milanez apresentou um slide apontando que Moraes fez 302 perguntas aos réus, contra 59 do MP.
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta terça-feira (9), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, o próximo passo é a leitura dos votos dos ministros para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar é o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Entenda os impactos na economia durante a guerra
Conflito no Oriente Médio entra no quinto dia; mais de mil civis iranianos morreram

Operação dos EUA e Israel já matou 787 civis iranianos; especialista analisa
Entre as vítimas estão 176 crianças; número de feridos desde o começo do conflito passa de 970

França anuncia ampliação do arsenal nuclear
Anúncio francês reflete preocupações com segurança global e defesa europeia

Irã ataca embaixadas americanas na Arábia Saudita e no Kuwait
EUA recomendam que cidadãos americanos saiam de 14 países da região; Egito e Catar estão na lista

Dados do IBGE: economia brasileira cresce 2,3% em 2025
Resultado ficou abaixo do desempenho quando comparado ao ano anterior

Novos ataques são realizados na capital do Líbano
Conflito no Oriente Médio entra no quarto dia; mais de 780 civis iranianos morreram

Brasileiro que mora em Israel relata situação após ataques
Sirenes tocaram de noite e família foi para quarto de segurança; seis explosões foram ouvidas

Guerra entre EUA, Israel e Irã entra no terceiro dia
Crise se agravou com a morte do líder supremo iraniano Aiatolá Ali Khamenei

Guerra entre EUA, Israel e Irã entra no terceiro dia
Crise se agravou com a morte do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei

Secretário de Defesa dos EUA fala sobre ataques ao Irã
Autoridades repercutem escalada de conflito no final de semana

Urgente: Ataques são realizados na capital do Líbano
Beirute sofre ataques em retaliação a ações do Hezbollah contra Israel

Chefe do Estado-Maior dos EUA detalha ataques ao Irã
Autoridades repercutem escalada de conflito no final de semana

Paquistão declara guerra aberta contra Afeganistão
Islamabade afirma que age contra grupo terrorista afegão; troca de tiros foi registrada


Passageiro é salvo após cair entre trem e plataforma na Índia
Idoso de 75 anos tentava embarcar no vagão em movimento e perdeu o equilíbrio



