‘A defesa da democracia não cabe somente aos governos’, afirma Lula durante discurso no Chile
Presidente defendeu a manutenção da democracia e a união entre países latinos e europeus para a promoção da paz
Conexão Record News|Do R7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um discurso durante um encontro em prol da democracia ocorrido em Santiago, capital do Chile, nesta segunda-feira (21). “Democracia não se constrói da noite para o dia. Zerlar pelos interesses coletivos é uma tarefa permanente”.
Além do presidente chileno, Gabriel Boric, o evento “Democracia Sempre” contou com os mandatários da Colômbia, Gustavo Petro, e do Uruguai, Yamandú Orsi, além do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Em sua fala, o presidente defendeu a união entre os países europeus e latino-americanos para a promoção da paz, do diálogo e do multilateralismo. Ele também defendeu o reforço das instituições democráticas e o combate a discriminações e a desigualdade social, mencionando a Aliança Global Contra a Fome, proposta pelo Brasil no final de 2024, durante a presidência do G20.
Em outro momento, Lula voltou a levantar o debate da regulamentação das redes sociais e o combate à desinformação, com a transparência de dados e uma governança global digital. “Liberdade de expressão não se confunde com autorização para incitar a violência, difundir o ódio, cometer crimes e atacar o Estado Democrático de Direito”, completou.
Outro ponto presente no debate foram as crises ambientais no mundo. Na presidência da COP30, que ocorrerá em Belém em novembro deste ano, o chefe do Executivo defendeu um novo modelo de desenvolvimento democrático para evitar que interesses econômicos sejam maiores que os da sociedade e da pátria nas frentes de defesa ao meio ambiente e mudanças climáticas.
“A defesa da democracia não cabe somente aos governos. Requer participação ativa da academia, dos parlamentos, da sociedade civil, da mídia e do setor privado”, concluiu Lula.
Últimas

Lembranças de jovem de 17 anos ajudam pesquisadores em descoberta
Lugar foi cadastrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ganhou nome de 'Olhos D'Água'

Dinamarca inicia serviço militar obrigatório prolongado
Guerra na Ucrânia e disputa pela Groênlandia com os EUA motivaram mudanças

Japão: produção de armamentos pode impulsionar crescimento econômico
Avaliação anual de ameaças incentiva país a aproveitar tecnologia e componentes comerciais

Turquia denuncia ataques de drones contra navios no Mar Negro
País expressou preocupação com escalada do conflito e pediu medidas preventivas

Mortes por câncer de mama devem aumentar em 40% até 2050
Organização Mundial da Saúde prevê cenário em países pobres e emergentes

TSE inicia Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação
Evento busca ampliar conhecimento sobre funcionamento e segurança da urna eletrônica

Encceja 2026: alunos que vão fazer o exame já podem consultar cartilha de redação
Prova está marcada para 23 de agosto e manual está disponível no site do Inep

Número de mortos em tentativa de travessia sobe para 72
Mais de 60 mil pessoas chegaram a nado em território espanhol na semana passada

Pré-selecionados do Fies podem completar inscrições até terça (4)
Dos mais de 127 mil inscritos, mulheres representam 67,5%, ou seja, 85.867 candidatas

Analistas reduzem expectativa da taxa Selic até o fim do ano
Projeção divulgada pelo BC nesta segunda-feira (3) ficou em 13,75%

Brasil tem campanha nacional de multivacinação a partir desta segunda (3)
Foco é imunizar crianças e adolescentes de até 14 anos; mobilização segue até 1° de setembro

Ministro Márcio Elias cumpre agenda na Índia em busca de novos mercados
Márcio Elias Rosa deve se reunir com autoridades do Brics em Jaipur, além de passar por Mumbai e Nova Delhi

BC reduz projeção da inflação pela quinta semana consecutiva
IPCA para 2026 ficou em 5,03%, um recuo de 0,12 ponto percentual em relação à semana passada

Donald Trump anuncia retomada de negociação com o Irã
Presidente afirmou que adiou ataque a instalações iranianas em coordenação com Israel

Travis Scott estreia como ator em 'A Odisseia'
Produção de Christopher Nolan já arrecadou quase US$ 700 milhões nas bilheterias



