Intenção de praticar crime deve compreender fato total, diz Fux sobre abolição do Estado de Direito
Citando jurista, ministro pontuou que ação somente atrai reprimenda penal se for possível “prever consequências do comportamento em sua totalidade”
Conexão Record News|Do R7
“Não é suficiente para a abolição do Estado Democrático de Direito o atingimento de apenas um ou algum dos seus componentes”, disse o ministro Luiz Fux ao votar no julgamento da trama golpista nesta quarta-feira (9). O magistrado citou o jurista Aníbal Bruno ao defender que a ação humana somente atrai reprimida penal quando é possível “prever as consequências do seu comportamento em sua totalidade”.
“Se não há uma relação causal entre a conduta e o risco ao bem jurídico tutelado, nem a plena representação dessa relação pelo sujeito, deve se concluir pela atipicidade da conduta”, pontuou. O ministro destacou que a representação do dolo — ou intenção de praticar um crime — deve compreender o “fato total”.
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta quarta-feira (10), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o 4º dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, os ministros realizam a leitura dos votos para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar foi o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, que votou a favor da condenação do grupo. Na sequência, o ministro Flávio Dino concordou com a condenação, mas fez uma ressalva quanto às penas proporcionais dos réus Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, pelo fato de eles terem menor participação na trama golpista.
Faltam os votos, na respectiva ordem, de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Estados Unidos mobilizam mísseis em bases próximas ao Irã
Donald Trump prometeu tomar medida dura se negociações para acordo nuclear fracassarem

Rússia ameaça responder caso Groenlândia seja militarizada
Países europeus enviaram pequenas tropas após Trump expressar desejo de anexar território

China ameaça impor novas tarifas em resposta à França
Relatório francês incentiva bloco a considerar taxa inédita de 30% sobre produtos chineses

Rússia diz que vai continuar limitando arsenal nuclear
Segundo Kremlin, restrições vão permanecer em vigor desde que EUA façam o mesmo

Europa aprova regras que facilitam bloqueio de produtos
Nova cláusula permite aumento das tarifas caso preço dos itens seja 5% menor que o produto local

Ucrânia deve anunciar planos para realização de eleições
Votação deve acontecer em conjunto com referendo sobre possível acordo de paz com a Rússia

Brasil tem meta de alfabetizar todas as crianças até 2030
Cerca de 4,7 mil redes públicas do país receberam selo do Ministério da Educação

Entenda a importância da merenda escolar na educação básica
Programa de alimentação escolar deve receber R$ 6,7 bilhões do governo federal

Dólar começa esta quarta (11) em queda e sobe após dados de emprego dos EUA
Moeda norte-americana era cotada a R$ 5,17 no início do dia

Petrobras bate recorde de produção e amplia exportações em 2025
Quase 3 milhões de barris por dia; pré-sal puxou alta histórica e vendas subiram 27%

Agora: Trump recebe Benjamin Netanyahu na Casa Branca
Líderes discutem negociações dos EUA com Irã e questões relacionadas à Faixa de Gaza

Keir Starmer se recusa a renunciar ao cargo de premiê
Político sofre pressão de opositores por nomear representante ligado ao bilionário

Conversas avaliaram seriedade dos EUA em negociações com o Irã
Iranianos afirmaram que houve consenso para dar continuidade às discussões por meios diplomáticos

Governo lança microcrédito para famílias do Cadastro Único
Programa é voltado para empreendedores que fazem parte do programa social

Fiscalização do Ministério do Trabalho chega a menos de 1% dos casos de trabalho infantil
IBGE estima mais de 2,6 milhões de crianças e adolescentes nestas condições



