A dois meses da COP30, descarte irregular de plástico ainda é um problema a ser combatido no Brasil
País despeja cerca de 3 milhões de toneladas do material no mar por ano, gerando danos à vida marinha e impacto na população
Conexão Record News|Do R7
O Brasil despeja mais de 3 milhões de toneladas de plástico no mar, por ano, segundo levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas). Por consequência do descarte errado, centenas de animais marinhos morrem ao ingerirem ou ficarem presos nesse tipo de material, que leva cerca de 450 anos para se decompor.
O tratamento incorreto do plástico acende o alerta para os danos ao meio ambiente, principalmente pelo fato de o Brasil ser a sede da COP30 em 60 dias, em novembro. O grande tema de debate da conferência será meio ambiente e as mudanças climáticas.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (4), Luiz César Loques, pesquisador do Neate (Núcleo de Estudos Avançados em Transição Energética) da FGV (Fundação Getulio Vargas) Direito Rio, avalia que, além das ações individuais e de pequenas comunidades, é necessária uma movimentação radical da população no sentido de cobranças a governantes e legisladores para medidas mais efetivas para o tratamento dos resíduos plásticos.
O professor ainda destaca a importância da COP nesse aspecto, para o lado institucional que o evento traz, sendo necessária uma popularização maior do evento e um apoio de divulgação das discussões feitas na conferência. “É muito importante a gente ter isso em mente, que na realidade a COP tem que nos trazer esse espírito de lembrar e de cuidar do ambiente, mas realmente não pode perder as nossas ações individuais”, comenta.
Outro ponto de atenção listada pelo pesquisador é a presença cada vez maior de microplásticos e seus danos. Por estarem disseminados na realidade, Loques explica que a população acaba não percebendo a presença desse material em alimentos, na água e até na corrente sanguínea sem pensar nas consequências dessa presença.
No entanto, ele ressalta que ainda não é tarde para realizar a mudança: “Com um processo de reeducação agora no início, daqui a alguns anos com certeza a gente vai conseguir melhorar esse cenário”, finaliza.
Últimas

China e EUA concordaram com redução recíproca de tarifas
Decisão abrange cerca de US$ 60 bilhões de produtos, incluindo grãos e eletrodomésticos

Kremlin diz que Kiev deve pagar por ataques contra Rússia
Presidente afirmou que todas as propostas para resolver conflito continuam em aberto

Rússia diz que negociações sobre controle de armas já deveriam ter sido retomadas
Segundo Kremlin, divergências com os EUA sobre conflito na Ucrânia têm impedido conversas

Coreia do Sul convoca embaixador ucraniano para explicações
Zelensky revelou transferência de soldados norte-coreanos para Seul e negou confidencialidade

Justiça Eleitoral faz alterações de endereços de seções
Eleitores podem consultar mudanças no e-Título, TSE ou TRE local

Representante saudita se reúne com Secretário de Estado dos EUA
Governo de Riade solicitou ajuda militar norte-americana contra rebeldes houthis, apoiados pelo Irã

Bill Gates afirma que IA pode causar um bilhão de mortes
Bilionário fundador da Microsoft defende regulamentação da tecnologia

China e EUA entram em acordo para redução de tarifas
São 60 bilhões de dólares em mercadorias importadas um do outro

Eleições brasileiras: parlamentares americanos estão preocupados com possível interferência de Trump
Em carta enviada ao Secretário de Estado, Democratas pedem o reconhecimento de resultado

Aumento acelerado do nível dos mares põe ONU em alerta
Organização aprovou resolução para medidas mais combativas que contenham o ritmo da elevação

Governo cria medidas para barrar fraudes em publicidades nas redes
Exigências são válidas para plataformas com mais de um milhão de usuários

Líder iraniano diz que Houthis não recebem orientações de Teerã
Presidente afirmou que rebeldes iemenitas são responsáveis pelas próprias ações

Presidente do Irã diz que Estados Unidos devem decidir se querem encerrar guerra
Masoud Pezeshkian insistiu que Teerã está disposta a chegar a acordo de paz com Trump

Lula diz que vai acabar com plataformas de apostas no país
Presidente classificou jogos online como "doença" e prometeu fazer anúncio nesta sexta (25)

Pobreza aumenta na Argentina no primeiro semestre de 2026
Movimento acontece diante do cenário de aumento da taxa de desemprego no país



