A dois meses da COP30, descarte irregular de plástico ainda é um problema a ser combatido no Brasil
País despeja cerca de 3 milhões de toneladas do material no mar por ano, gerando danos à vida marinha e impacto na população
Conexão Record News|Do R7
O Brasil despeja mais de 3 milhões de toneladas de plástico no mar, por ano, segundo levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas). Por consequência do descarte errado, centenas de animais marinhos morrem ao ingerirem ou ficarem presos nesse tipo de material, que leva cerca de 450 anos para se decompor.
O tratamento incorreto do plástico acende o alerta para os danos ao meio ambiente, principalmente pelo fato de o Brasil ser a sede da COP30 em 60 dias, em novembro. O grande tema de debate da conferência será meio ambiente e as mudanças climáticas.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (4), Luiz César Loques, pesquisador do Neate (Núcleo de Estudos Avançados em Transição Energética) da FGV (Fundação Getulio Vargas) Direito Rio, avalia que, além das ações individuais e de pequenas comunidades, é necessária uma movimentação radical da população no sentido de cobranças a governantes e legisladores para medidas mais efetivas para o tratamento dos resíduos plásticos.
O professor ainda destaca a importância da COP nesse aspecto, para o lado institucional que o evento traz, sendo necessária uma popularização maior do evento e um apoio de divulgação das discussões feitas na conferência. “É muito importante a gente ter isso em mente, que na realidade a COP tem que nos trazer esse espírito de lembrar e de cuidar do ambiente, mas realmente não pode perder as nossas ações individuais”, comenta.
Outro ponto de atenção listada pelo pesquisador é a presença cada vez maior de microplásticos e seus danos. Por estarem disseminados na realidade, Loques explica que a população acaba não percebendo a presença desse material em alimentos, na água e até na corrente sanguínea sem pensar nas consequências dessa presença.
No entanto, ele ressalta que ainda não é tarde para realizar a mudança: “Com um processo de reeducação agora no início, daqui a alguns anos com certeza a gente vai conseguir melhorar esse cenário”, finaliza.
Últimas

Participação de eleitores com 70 anos ou mais cresce 43% nas eleições de 2026
8,7 milhões de pessoas nessa faixa etária foram às urnas no 1º turno; dados são do TSE

Acordo entre EUA e Paraguai pode reduzir venda de energia excedente da usina de Itaipu ao Brasil
Parte do excedente produzido no lado paraguaio era comprada pelo governo brasileiro

Eleitor que pediu voto em trânsito pode consultar local no e-Título
Quem fez a solicitação deverá votar necessariamente no lugar para o qual pediu transferência

Democratas afirmam que Rússia conduz campanha de desinformação
Segundo parlamentares, candidatos democratas são alvos de anúncios falsos gerados por IA

Coreia do Sul propõe diálogos militares com o Norte
Objetivo é confirmar localização exata da linha de marcação e retomar comunicação

Novos indícios de minerais críticos são encontrados no Atlântico
São áreas com potencial para depósitos de cobre, zinco, outro e prata

Negociações entre Rússia e Ucrânia devem acontecer em novembro
Conversas serão retomadas na primeira quinzena do mês, com mediação dos EUA

IPCA-15 aponta alta de 0,32% no mês de outubro; taxa em setembro foi de 0,70%
Número é puxado pelo grupo de alimentos e bebidas; habitação apresentou deflação

Arábia Saudita expande fábrica de mísseis balísticos
País quer ter equipamentos mais potentes para dissuadir ataques do Irã e enfrentar Houthis

Estados não batem meta de vacinação contra o sarampo
Surto em países que fazem fronteira com o Brasil deixa o Ministério da Saúde em alerta

China e Rússia condenam interferências externas destrutivas na Eurásia
Comunicado afirma que Pequim apoia Moscou e se opõe a interferências em assuntos internos

Cinco países adotam restrições a produtos avícolas do Brasil após caso de Newcastle em SC
Malásia e México suspenderam importações de frango de todo o país

EUA anunciam acordos de investimento e segurança com Paraguai
Uma das parcerias vai usar parte da energia da usina de Itaipu para abastecer data centers

Meta triplica lucro entre julho e setembro deste ano
Empresa arrecadou US$ 9,86 bilhões de lucro líquido no período; alta de 264%

EUA ordenam saída de diplomatas e familiares da Arábia Saudita
Funcionários que não desempenham funções de emergência devem deixar a região



