Viajar para o exterior é o ‘melhor disfarce para o líder de uma organização criminosa’, diz Moraes
Ministro argumentou que ex-presidente e aliados não tentaram o golpe no dia da posse de Lula, em 2023, devido à segurança reforçada
Conexão Record News|Do R7
“Quando o soldado da máfia comete um crime a mando do cabo da máfia, o chefe da organização não está lá, mas responde porque ele determinou”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes durante leitura do voto no julgamento de Jair Bolsonaro e aliados no STF (Supremo Tribunal Federal), nesta terça-feira (9)
Segundo o relator do processo, os réus não executaram a tentativa de golpe de Estado no dia da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023, por conta do reforço da segurança. Moraes também classificou como estratégica a viagem de Bolsonaro ao exterior por ser “o melhor disfarce para o líder de uma organização criminosa para efetivar o golpe”.
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta terça-feira (9), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, o próximo passo é a leitura dos votos dos ministros para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar é o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Condutores sem habilitação causam acidentes duas vezes mais letais
Ano passado, PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou recorde de óbitos em sinistros do gênero

Concessionárias dobram investimentos para fortalecer redes de energia
Em 2025, setor aplicou mais de R$ 16 bilhões em melhorias, pouco mais de 40% dos valores investidos

1,3 milhão de novos pedidos de benefícios são protocolados por mês no INSS
Mais de 370 mil requerimentos estão pendentes de análise atualmente

Coreia do Norte acusa Japão de se transformar em estado de guerra
Irmã de Kim Jong-Un diz que Tóquio se mobiliza para ataque preventivo após testes de mísseis

China anuncia represálias às novas sanções dos EUA
Entre as medidas está a restrição de exportações sobre drones de uso duplo

Donald Trump volta a ameaçar Irã com ataques
Presidente exigiu reabertura do estreito de Ormuz e disse que negociações vão bem

Ataque russo mata 17 pessoas e deixa mais de 40 feridos
Foram lançados dezenas de mísseis e drones; Kiev pressiona por sistemas de defesa

Dólar abre quarta (5) em queda e Ibovespa em alta
Moeda norte-americana abriu dia cotada a R$ 5,11; índice da Bolsa no patamar de 178 mil pontos

Tráfego marítimo em rotas do Golfo se mantém estável
Segundo dados de rastreamento, embarcações transitaram por Ormuz e estreito de Bab El-Mandeb

Lula conversa por telefone com Putin sobre comércio e geopolítica
Presidentes do Brasil e da Rússia concordaram sobre a importância do multilateralismo

Copom decide nesta quarta (5) nova taxa básica de juros
Expectativa é de que comitê decida pelo quarto corte consecutivo, o que passaria para 14% ao ano

Benjamin Netanyahu discorda de plano dos EUA para Gaza
Premiê israelense afirmou que tropas não vão se retirar até que o Hamas se desarme totalmente

Lembranças de jovem de 17 anos ajudam pesquisadores em descoberta
Lugar foi cadastrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ganhou nome de 'Olhos D'Água'

Dinamarca inicia serviço militar obrigatório prolongado
Guerra na Ucrânia e disputa pela Groênlandia com os EUA motivaram mudanças

Japão: produção de armamentos pode impulsionar crescimento econômico
Avaliação anual de ameaças incentiva país a aproveitar tecnologia e componentes comerciais



