Logo R7.com
RecordPlus
Jornal da Record News

Energias renováveis são 'economicamente mais viáveis e baratas' do que as fósseis; entenda

Seis dos nove limites planetários já foram ultrapassados, o que pode causar consequências catastróficas para o planeta

Jornal da Record News|Do R7

  • Google News

Cientistas afirmam que seis dos nove limites planetários foram ultrapassados. Em entrevista ao Jornal da Record News de terça-feira (16), o climatologista Carlos Nobre destacou a gravidade da situação, alertando para a possibilidade de consequências catastróficas para o planeta. Ainda assim, ele acredita que ações rápidas e eficazes podem reverter esse cenário.

"Tecnologias hoje avançaram e é possível, sim, acelerar a questão para energias renováveis. Energias renováveis, praticamente todas elas são economicamente mais viáveis, mais baratas do que as energias de combustíveis fósseis. Então, elas até melhoram muito a economia, a sociedade também".

"Só para dar um dado para vocês: a energia fotovoltaica, os painéis solares, eles geram quatro vezes mais emprego do que a eletricidade de combustíveis fósseis", completa.

A realização da COP30 no Brasil coloca a Amazônia no centro das discussões globais sobre o clima, ressaltando a importância da proteção da floresta para evitar a liberação massiva de carbono na atmosfera.

"A Amazônia tem a maior biodiversidade do planeta. Então, simbolicamente também, a COP30 em Belém traz essa importância de salvar todas as florestas tropicais do planeta, salvar todos os biomas."

O aumento da temperatura global, que já atingiu 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais, é um dos principais indicadores da emergência climática. Eventos extremos, como ondas de calor e secas, tornaram-se mais frequentes e intensas.

Para evitar que o aquecimento global ultrapasse níveis irreversíveis, especialmente acima de dois graus, é crucial reduzir substancialmente as emissões de gases do efeito estufa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.