Assista ao momento em que Moraes vota pela condenação de Bolsonaro
Alexandre de Moraes votou nesta terça (9) pela condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus
Conexão Record News|Do R7
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta terça-feira (9), durante julgamento da trama golpista, pela condenação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro por liderar organização criminosa e tentativa violenta da abolição do Estado Democrático de Direito.
Os aliados militares do ex-presidente como Almir Garnier e Braga Netto também foram condenados por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, assim como Alexandre Ramagem, ex-diretor da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).
"Diante de todo exposto, voto no sentido da procedência total da ação penal para condenar os réus Almir Garnier Santos, Anderson Gustavo Torres, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Mauro César Barbosa Cid, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Valter Souza Braga Netto pela prática das condutas de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração do patrimônio tombado, observadas as regras de concurso de pessoas e concurso material. Em relação a Jair Messias Bolsonaro, pelas mesmas infrações já descritas e a imputação específica de liderar a organização criminosa. E condeno o réu Alexandre Rodrigues Ramagem pela prática das condutas de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta no Estado democrático de direito e golpe de estado, deixando de analisar as condutas cuja ação penal foi suspensa pela resolução número 18, 2025, da Câmara dos Deputados. É o voto, Sr. Presidente".
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta terça-feira (9), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, o próximo passo é a leitura dos votos dos ministros para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar é o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Estados Unidos mobilizam mísseis em bases próximas ao Irã
Donald Trump prometeu tomar medida dura se negociações para acordo nuclear fracassarem

Rússia ameaça responder caso Groenlândia seja militarizada
Países europeus enviaram pequenas tropas após Trump expressar desejo de anexar território

China ameaça impor novas tarifas em resposta à França
Relatório francês incentiva bloco a considerar taxa inédita de 30% sobre produtos chineses

Rússia diz que vai continuar limitando arsenal nuclear
Segundo Kremlin, restrições vão permanecer em vigor desde que EUA façam o mesmo

Europa aprova regras que facilitam bloqueio de produtos
Nova cláusula permite aumento das tarifas caso preço dos itens seja 5% menor que o produto local

Ucrânia deve anunciar planos para realização de eleições
Votação deve acontecer em conjunto com referendo sobre possível acordo de paz com a Rússia

Brasil tem meta de alfabetizar todas as crianças até 2030
Cerca de 4,7 mil redes públicas do país receberam selo do Ministério da Educação

Entenda a importância da merenda escolar na educação básica
Programa de alimentação escolar deve receber R$ 6,7 bilhões do governo federal

Dólar começa esta quarta (11) em queda e sobe após dados de emprego dos EUA
Moeda norte-americana era cotada a R$ 5,17 no início do dia

Petrobras bate recorde de produção e amplia exportações em 2025
Quase 3 milhões de barris por dia; pré-sal puxou alta histórica e vendas subiram 27%

Agora: Trump recebe Benjamin Netanyahu na Casa Branca
Líderes discutem negociações dos EUA com Irã e questões relacionadas à Faixa de Gaza

Keir Starmer se recusa a renunciar ao cargo de premiê
Político sofre pressão de opositores por nomear representante ligado ao bilionário

Conversas avaliaram seriedade dos EUA em negociações com o Irã
Iranianos afirmaram que houve consenso para dar continuidade às discussões por meios diplomáticos

Governo lança microcrédito para famílias do Cadastro Único
Programa é voltado para empreendedores que fazem parte do programa social

Fiscalização do Ministério do Trabalho chega a menos de 1% dos casos de trabalho infantil
IBGE estima mais de 2,6 milhões de crianças e adolescentes nestas condições



